domingo, 22 de março de 2015

PREPARANDO OS BORNAIS



PREPARANDO OS BORNAIS
Clerisvaldo B. Chagas, 23 de março de 2015
Crônica Nº 1.392

Grupo Sertão Sertão. Foto (Clerisvaldo).
À medida que a onda verde vai se espalhando pelo planeta, grupos e mais grupos de pessoas vão procurando o contato com a Natureza. Não existe mais idade e nem sexo como obstáculos importantes para esse novo despertar. Aumentam-se por todos os lugares as caminhadas, o ciclismo, o mergulho e muito mais passatempos, lazer e hábitos saudáveis. O homem vai se conscientizando que é preciso conhecer e preservar.
Diante dessa nova mentalidade foi que tivemos a satisfação em saber de uma bela caminhada em programação no sertão de Alagoas. Trata-se de uma boa subida pelo curso d’água, seco, Riacho Grande que banha a cidade de Senador Rui Palmeira. A referida caminhada será de trás para frente, ou seja, com os participantes iniciando a incursão penetrando pela foz do Riacho Grande que desemboca nas imediações de Pão de Açúcar, cidade ribeirinha do rio São Francisco. A caminhada entre o Alto Sertão e o Sertão do São Francisco, por certo será cheia de emoções. A área escolhida representa um vale, geograficamente, esquecido pelos estudiosos e que ajudou os primeiros desbravadores brancos no povoamento dessa parte sertaneja.
Segundo a ideia do ex-bancário Enaldo (atualmente prestando serviços à prefeitura de Santana do Ipanema) a subida pelo riacho que tem calha considerável, será até sua propriedade rural que possui reserva de caatinga entre Santana e Senador.
Como a nossa conversa foi rápida, estarei colhendo outros detalhes sobre essa nova aventura que promete e que me acho estimulado pelo convite. Sinto o cheiro de queijo e rapadura nos bornais das caminhadas antecedentes.
Não deu tempo também indagar ao agropecuarista Enaldo, quantos bois serão sacrificados após a chegada dos caminhantes em sua fazenda ecológica. Ele também não disse quantas horas vai haver de forró com sanfona pé de bode, triângulo e zabumba. Por enquanto, vamos se espelhando no “Ipanema, um rio macho”.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/03/preparando-os-bornais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário