segunda-feira, 7 de setembro de 2015

HÉLIO CABRAL E OS CORONÉIS



HÉLIO CABRAL E OS CORONÉIS
Clerisvaldo B. Chagas, 8 de setembro de 2015.
Crônica Nº 1.485


Hélio Rocha Cabral de Vasconcellos, pertencente à família tradicional de elite, os Rocha, foi prefeito de Santana do Ipanema no período1956-1960. Fleuma de irlandês, intelectual, foi no final do seu governo e início da gestão Ulisses Silva que a cidade passou quatro anos no escuro. Uma fase enormemente proveitosa para os idílios receptivos dos meus embornais.
No ano 2005, morando há muito em Maceió, o ex-prefeito lançou pequeno livro de apenas 24 páginas, sem editora. Pequeno em tamanho, rico em conteúdo, o lançamento, entretanto, deu fôlego para os pesquisadores da história do sertão e suas periferias. Com o título Coronéis do sertão e sertão do São Francisco alagoano, cooperou significativamente com o livro “Lampião em Alagoas”, em nossa parceria com o escritor Marcello Fausto.
Havíamos comentado o livro, antes, porém, por outro prisma. É pena o autor não ter apresentado todos os coronéis da época dos quatro assinalados, naturalmente, os que mais lhe chamaram atenção e se encaixaram nos seus objetivos.
José Rodrigues de Lima, coronel de Piranhas, muito famoso na época era inimigo de Virgolino Ferreira, o Lampião. Após ser assassinado em Maceió, ao retornar de uma sessão de cinema (1927) caiu um silêncio pesado em torno de si, tornando dificílimo encontrar-se alguma coisa para pesquisar a seu respeito.
Outro coronel descrito por Hélio é Ulisses Luna, que comandou a política na cidade de Água Branca. Foi ele quem deu guarida ao recém-chegado à região, Delmiro Gouveia e, também, de certo modo aos familiares de Virgolino Ferreira.
Delmiro da Cruz Gouveia, outro dos quatro coronéis, depois  manteve laços de amizades com a família Rocha, através do quarto coronel: Manoel Rodrigues da Rocha. O primeiro, na fazenda, depois vila da Pedra, no alto sertão e este em Santana do Ipanema.
O livro representa parte da história sertaneja alagoana do primeiro quarto do século XX. É possível que a Biblioteca Pública Municipal de Santana disponha de pelo menos um exemplar.







Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/09/helio-cabral-e-os-coroneis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário