quarta-feira, 13 de julho de 2016

DAS GROTAS AO PALÁCIO

DAS GROTAS AO PALÁCIO
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de julho de 2016
Crônica 1.547

CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA. Foto (Clerisvaldo).
Depois de grotas, praias, lagoas, falésias e mangues, fomos ao Museu Palácio Floriano Peixoto. Ali iria haver a reunião do Conselho Estadual de Cultura e, uma das pautas nos interessava. Tratava-se de discussão sobre o tombamento da igrejinha de Nossa Senhora dos Prazeres, do povoado Barra do Ipanema. No local estavam vários conselheiros como a representante da Secretária de Cultura, Jaime de Altavila, Ênio Lins, representante do IPHAN, bispo de Maceió e outros conselheiros. A luta de Girlene Monteiro, filha da Barra do Ipanema, para o tombamento da igrejinha do Morro dos Prazeres, havia me conduzido até ali com sua colega altamente educada e intelectual. Estávamos enfrentando essa luta pelo tombamento e ficamos ouvindo o debate.
Finalmente o Conselho foi para a votação e o tombamento da igrejinha da foz do rio Ipanema, no Morro dos Prazeres do rio São Francisco, foi aprovado por unanimidade. Muitas palmas para a decisão, muitas palmas para a lutadora pela causa, Girlene, aplausos para esse humilde escritor nessa luta gloriosa. Aprovado na esfera estadual, temos certeza que o IPHAN também aprovará essa decisão. Queremos o tombamento e restauração daquela igreja seiscentista. Foi nessa luta que surgiu o nosso último livro ainda a ser publicado: Barra do Ipanema, um povoado alagoano.
Logo após, conhecemos o ator Chico de Assis, que nos convidou para uma entrevista em seu programa de TV. Em breve estaremos lá. Foi do nosso interesse também saber os caminhos da publicação do nosso mais recente livro, ainda em fase de acabamento: Repensando a Geografia de Alagoas e como chegar à TV com um dos nossos romances.
Aguardem, aguardem as novidades do Sertão que têm coisas boas e novas em crescimento.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/07/das-grotas-ao-palacio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário