domingo, 1 de outubro de 2017

NA ANTÁRTIDA BRASILEIRA

NA ANTÁRTIDA BRASILEIRA
Clerisvaldo B. Chagas, 2 de outubro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.749

Foto: (Divulgação).
Alguns países do mundo mantêm bases de pesquisas científicas no Continente Gelado, inclusive, o Brasil. Você lembra o incêndio que houve em nossa estação da Antártida em 2012? Custou a vida de dois militares e prejuízo de milhões. As pesquisas brasileiras, então, passaram a funcionar provisoriamente na base da Marinha. Mas era importante que o nosso País tivesse um amparo físico adequado às suas pesquisas. Assim em 2014 um edital para a construção ou reconstrução da Estação Brasileira Comandante Ferraz, não conseguiu nenhuma empresa brasileira interessada, o que acabou em mãos dos chineses. Agora a estrutura está pronta em Xangai, feita de aço e que será desarmada e acomodada em navio para transporte àquele continente.
A Construtora chinesa CEIEC, vai montar a nova estação na Antártida que teve a inspeção constante de quatro engenheiros navais brasileiros em todas as etapas na China. O investimento é de 110 milhões de dólares e o Brasil não pode ficar fora dessa elite de países que pesquisam oficialmente no Continente. O futuro será vantajoso para cada um deles e várias ciências serão beneficiadas com todas as descobertas científicas. Tudo estará completamente pronto em 2019, dizem as previsões dos envolvidos no projeto. Sabe-se que o Continente Gelado influencia todos os climas da terra. É de lá que vem às massas de ar geladas que sobem pelo Brasil chegando mesmo até a Amazônia em tempos de inverno.
As riquezas minerais que estão no seu subsolo, causam grandes cobiças internacionais. Entre eles estão o carvão, ferro, campos petrolíferos e gás e, tudo indica, minas de diamantes. No Protocolo de Proteção Ambiental do Tratado da Antártida está proibida sua exploração até 2048, quando outras providências serão tomadas a partir daí. Além disso, existe a riqueza animal e vegetal da região que se enquadram nas pesquisas dos países presentes no gelo. Mas, voltando ao assunto da nova estrutura da estação brasileira na Antártida, é bela e de aspecto futurista. Basta uma espiada na foto acima para senti-la. Não nos parece com cara de chinês e nem com cara de brasileiro, apenas com cara de futuro.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/10/na-antartida-brasileira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário