quinta-feira, 3 de maio de 2018

SANTANA GANHARÁ NOVA PARÓQUIA


SANTANA GANHARÁ NOVA PARÓQUIA
Clerisvaldo B. Chagas, 4 de maio de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.894
Igreja de Santo Antônio.  Foto: ( B. Chagas - Extraída do livro 230).

Pertencendo a Igreja Católica, mesmo assim não sabemos sobre os limites entre as paróquias de Senhora Santa Ana e a de São Cristóvão, em Santana do Ipanema, Alagoas. Entretanto, é boa a informação para os fiéis porque faz com que na precisão, se saiba qual o pároco a ser procurado para batizado, casamento, batistério e outras necessidades. Assim falamos em primeira mão na Imprensa que Santana ganhará nova paróquia. A informação não é oficial, mas saiu de dentro da Paróquia de São Cristóvão. Talvez pela extensão territorial, haja sim a necessidade de mais uma paróquia para dividir as responsabilidades do território. E pela primeira vez, Santana terá autonomia católica na margem direita do rio Ipanema e os sítios do sul.
Para alegria do povo santanense, trata-se do Bairro Floresta, cujo padroeiro é Santo Antônio que – dizem os entendidos – ser o santo de maior prestígio no céu. Pois a igreja de Santo Antônio, na Rua Abdias Teodósio, principal do bairro e a mesma que leva até ao Hospital da Cajarana, será reformada e transformar-se-á em Matriz de Santo Antônio. Esta igreja do Bairro Floresta foi inaugurada em agosto de 1991, pelo padre José Augusto da Silva, então, comandando a Paróquia de São Cristóvão. A foto desta crônica mostra a Igreja de Santo Antônio no dia 27.7.2013 e foi extraída do livro “230” publicado recentemente por nós. Praticamente nada mudou na sua aparência que aguarda reforma.
E como já falamos várias vezes sobre o Bairro Floresta, vamos resumindo. A região foi ocupada por moradores vindos da zona rural. As terras acidentadas e mais longe do centro eram mais baratas do que as do próprio Bairro Camoxinga. Após longo período ao abandono, começou a se valorizar com o Hospital da Cajarana, com os edifícios da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, agora se transformará em paróquia e será passagem obrigatória para a maior estátua sacra do mundo na serra Aguda.
As nossas profecias geográficas vão se confirmando e Santana se expandindo nos seus quatro pontos cardeais.
Que venha logo a paróquia do nosso querido Santo Casamenteiro.
                                                                                                                     


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/05/santana-ganhara-nova-paroquia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário