segunda-feira, 29 de outubro de 2018

PRIMAVERA/VERÃO


PRIMAVERA/VERÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de outubro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1995

SANTANA DO IPANEMA. (FOTO: B. CHAGAS)
Muito alta a temperatura no sertão alagoano. No último sábado e no domingo, meu senhor, foi mesmo de torrar. Com tanto calor assim, desenha-se uma trovoada, mas o céu limpo e azul nada promete. E se dentro de casa procura-se o melhor lugar, quase não tem. O jeito é tomar banho que ainda é uma saída. Ao amanhecer nada mostra esperança de uma boa chuvarada. Assim vamos fazendo uma transição difícil até a próxima estação que não alisa como a primavera. O inverno chegou antecipado e curto. Volta-se mais uma vez a enfrentar os rigores do clima nesse sertão velho de meu Deus. Ainda bem que as adutoras em todas as regiões aliviam o cotidiano da dona de casa.
Na paisagem agrestina de Palmeira dos Índios, cavalos e vacas nos cercados de capim seco. Mais adiante animais lambendo a poeira cinza sob um céu causticante. Em Cacimbinhas, a meninada banha-se no açude público que vai resistindo. Carros de boi e carroças cercam um chafariz procurando levar água para a redondeza. Em Dois Riachos, carroças e mais carroças de burro transitam pela BR-316 em busca do precioso líquido. São os conhecidos tonéis azuis de plástico forte, conduzidos até em carroças de jumento. E o sol tinindo de quente, queima o mato próximo, resseca a vegetação dos montes.
Em Santana do Ipanema nada muda, porque o inverno foi o mesmo para todos. Imaginemos, então, como se encontra o Sertão do São Francisco com Pão de Açúcar liderando na temperatura! Delmiro Gouveia, Canapi... Vão provando o gosto amargo da estiagem. O Canal do Sertão ajuda, mas não muda o tempo rigoroso por todos os lugares. Assim vamos aplaudindo a Natureza e seus caprichos; hoje queimando tudo, amanhã refrescando e trazendo o verde de volta aos campos.
Orgulho de ser sertanejo.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/10/primaveraverao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário