domingo, 17 de fevereiro de 2019

ALAGOAS E SUA BACIA LEITEIRA

v
ALAGOAS E SUA BACIA LEITEIRA
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de fevereiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.063

BATALHA-AL. (FOTO: ÂNGELO RODRIGUES/ARQUIVO).
       Famosa na Brasil inteiro, a Bacia Leiteira de Alagoas, localizada no Médio Sertão, ainda precisa ser melhor estudada. Uma bacia leiteira é uma zona de abastecimento do leite que abrange várias fazendas de criar. A Bacia Leiteira de Alagoas abarca uma área de 2.782,90 km2 e é composta por onze municípios, sendo eles: Cacimbinhas, Major Isidoro, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Palestina e Pão de Açúcar. O núcleo da bacia é considerado o trio: Jacaré dos Homens, Batalha e Major Isidoro. Dois municípios fazem parte do rio São Francisco como Pão de Açúcar e Belo Monte. Já Minador do Negrão fica nos limites Sertão/Agreste. A população da bacia gira em torno de 125.000 habitantes entre as áreas rural e urbana.
       Com o chamado Polo Leiteiro de Alagoas, ampliam-se esses municípios com Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Igaci, Olivença, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e São José da Tapera.
       A Bacia Leiteira é cortada por pelos rios Ipanema, Traipu, Jacaré e Farias. Famosa ainda a região pelos seus produtos derivados do leite: iogurte, queijos, achocolatados, manteiga, leite em pó e outros agregados ao agronegócio.
       Partindo-se do Alto Sertão para Arapiraca, polo do Agreste, corta-se a Bacia Leiteira, oportunidade para conhecer de perto vários aspectos da região. Não existe, porém, um sistema turístico, de modo que a curiosidade individual prevalece. Uma programação estudada para a Bacia Leiteira cobre todas as suas expectativas, dependendo do que se procura: negócios, cultura, gastronomia, história e cangaço, por exemplo.
       Atualmente a Bacia Leiteira conta com dois times de futebol na primeira divisão do campeonato alagoano. Um em Pão de Açúcar e outro em Olho d’Água das Flores.
       Você poderá ampliar os conhecimentos, incluindo também a área do Polo Leiteiro em suas viagens pelos sertões das Alagoas. Mas, com já foi dito, não existe guia profissional. Siga a propaganda: Descubra tudo sozinho.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/02/alagoas-e-sua-bacia-leiteira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário