segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

DE VOLTA A MASSAGUEIRA

DE VOLTA A MASSAGUEIRA
Clerisvaldo B. Chagas, 11 de fevereiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.058

CANAL DA LAGUNA MANGUABA. (FOTO: CLERINE CHAGAS).
     Nunca mais tinha ido a Massagueira desde os estudos para o livro Geografia de Alagoas (pronto). Finalmente ontem voltamos ao povoado às margens da lagoa Manguaba, Marechal Deodoro, maior laguna de Alagoas com 31 km quadrados. Fomos descansar rever o paraíso, gozar da sua gastronomia e misturar os ares do Sertão. O lugar – preservado do por Lei – continua atraente com sua paisagem de mangue, barracas de guloseimas e restaurantes abertos ao longo dos canais que ligam o mar à laguna Manguaba. Tempo nublado, calorão, restaurantes lotados e muita gente aguardando a desocupação de mesas. Estávamos no estabelecimento “Sonho Meu”, olho no prato, olho nas lanchas modernas e luxuosas frequentadoras do canal.
     Após famosa peixada no capricho e sobremesa de doce de coco verde, fomos às fotos e passeios curtos pelos arredores. Provando um pouco de tudo, lá vamos nós deixando o município e contemplando a orla esquecendo trabalho neste domingo de clássico CSA x CRB.
     E por falar em CSA x CRB, encontramos multidão de torcedores do CRB dirigindo-se para o estádio, na Avenida da Paz. A polícia completamente organizada conduzia os torcedores e mantinha soldados em vários compartimentos, inclusive, com a cavalaria pronta para qualquer intervenção. O jogo estava prestes a acontecer no Estádio Rei Pelé e, a prevenção policial com certeza estava acontecendo também na Rua Siqueira Campos, próxima ao estádio.
     Mas era domingo, compadre. Para que estragar o fim de semana com possíveis brigas de torcedores? Vamos olhar o cais, os navios, os museus da orla e as novidades estrangeiras apresentadas na capital. Tocamos para uma fábrica de sorvetes que combinava com a beleza da tarde e com o mormaço nas praias.
     Revisto os canais da laguna Manguaba, bebidos os ares “capitalistas” vamos retornando ao velho Sertão das Alagoas para o batente nosso de cada dia.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/02/de-volta-massagueira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário