terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

MARAVILHA E SEUS MAMÍFEROS GIGANTES

MARAVILHA E SEUS MAMÍFEROS GIGANTES
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de fevereiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.059


TIGRE. (FOTO: BLOG OVERDOSE).
     Para quem nunca ouviu falar, Maravilha estar encravada no Sertão alagoano. Faz parte da microrregião de Santana do Ipanema e foi elevada à condição de município autônomo através da Lei 2.102, de 17 de julho de 1958. Faz limites com Pernambuco, Ouro Branco, Canapi e Poço das Trincheiras. Não é uma cidade grande, com um pouco mais de 10.000 habitantes. “Sob o aspecto religioso, a primeira capela foi construída, juntamente com um cruzeiro, por Francisco Primo. A atual Igreja Matriz Sagrada Família foi edificada em 1930, substituindo a pequena capela original. A Paróquia da Sagrada Família foi criada em 21 de fevereiro de 1991 e tem hoje, como pároco, o padre Henaldo Chagas. A Freguesia pertence à Jurisdição Eclesiástica da Diocese de Palmeira dos Índios”.
     O grande atrativo da cidade sempre foi a Natureza através da serra da Caiçara, uma das mais altas da região. Mas depois de escavações e descobertas de fósseis, a cidade passou por grande transformação ao atrair gente de todos os lugares. Foi ali onde viveram mamíferos gigantes como o tigre-dente-de-sabre, a preguiça e o tatu. Com a bela iniciativa da prefeitura, foi inaugurado um museu na praça principal que recebeu o nome de Museu Paleontológico Florentino Ritir, “o único museu brasileiro voltado exclusivamente para à paleontologia”. A iniciativa prolongou-se com a encomenda de construções de estátuas dos bichos em tamanho natural e que foram distribuídas pelos pontos estratégicos da cidade; na BR-316, trecho de acesso à cidade, ficou o tigre-dente-de-sabre abrigado num monumento.
     Pois aquele que procura conhecer o sertão poderá passar pelo inseparável tripé: Poço das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco. Em Maravilha, brejo de pé de serra, os mamíferos gigantes estão a espera das máquinas fotográficas.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/02/maravilha-e-seus-mamiferos-gigantes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário