sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

DESCENDO O VALE


DESCENDO O VALE
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de dezembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.229

RIO IPANEMA (FOTO: B. CHAGAS/ARQUIVO).
Há algum tempo resolvemos fazer uma vistoria em trechos do rio Ipanema velho de guerra. Junto aos companheiros Manoel Messias, Marcello Fausto, Sérgio Campos e Ferreirinha, descemos a partir do lugar Barragem e fomos contemplando as duas faces do rio. Leito seco, na época. Justamente, iniciamos pelos lugares mais poluídos onde alguns animais selvagens teimam pela sobrevivência. E a admirável vegetação que prolifera no leito era a mesma que sempre ofereceu soluções para a saúde popular. E esses próprios vegetais que curam estavam sufocados pelo lixo sem controle dos inconscientes periféricos. Banhados encontravam-se com material aquático fruto da poluição intensa onde garças pantaneiras procuravam alimentação.
Visitamos nesse trecho o poço das Mulheres, o poço do Juá e o poço dos Homens. Encerramos essa fase na passagem molhada do Minuíno até a chamada Ponte dos Canos, cuja adutora transpõe o rio embutida por concreto. Estivemos galgando a antiga Pedra do Sapo que marcava a largura das cheias. De um oratório erguido no topo, restavam apenas os degraus de acesso, feitos com cimento. Continuamos, então, pelo segundo trecho, margeando o rio, por veredas de poeira, muita vegetação e limites de arame farpado. Mulungu, Unha-de-gato, Mamona, Mussabê, Urtiga e Mororó faziam parte da flora medicinal das ribanceiras. Fomos sair além do longo poço do Escondidinho, coberto totalmente de plantas aquáticas. Atravessamos o rio em outro poço adiante e voltamos pela margem oposta passando e examinando a foz do riacho do Bode.
Época de muitas flores no campo formando belo colorido no pano de fundo verde. Mas as ruínas da Igreja de São João, construída em 1917, causaram comoção na equipe aventureira. O poeta, compositor, cantor e pescador Ferreirinha, saía mostrando e explicando certos vegetais: fio-de-ouro, catingueira, urtiga, mororó... Exaltando seus poderes nas curas de certos incômodos. Fomos sair na casa de Dona Joaninha, mulher guerreira engajada conosco na luta pela proteção ambiental.
Outra incursão igual aquela... Estou a duvidar.
Ferreirinha já partiu, mas a sua foto pescando no lugar “Cachoeiras” (rio Ipanema) já faz parte do nosso livro “Repensando a Geografia de Alagoas”, inédito.


                                                                            

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/12/descendo-o-vale.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário