CARRO DE BOI HISTORIANDO
Clerisvaldo B. Chagas, 06 de setembro de 2011
Foi proibido, o carro de boi, de circular em grande área em 1894. E dois meses após essa lei, outra foi aprovada restringindo ainda mais área de circulação. A princípio, isso produziu caos no sistema de transporte. A partir do início do século XX, aos poucos começavam as substituições pelos primeiros bondes elétricos, automóveis e caminhões. No final do século XIX os animais faziam parte do cotidiano em São Paulo: carros de boi, tropas de mulas de carroças, montarias, boiadas, rebanhos de cabras, ovelhas, grandes bandos de pássaros, galinhas, cães, gatos, ratos, sapos, formigas, cobras e urubus.
Em Santana do Ipanema, principal núcleo urbano do Médio e Alto Sertão, alagoanos, o carro de boi foi sobejamente utilizado, tanto que o município chegou a ser chamado “Terra dos Carros de Boi”. Sua utilidade persiste e lembra os tempos das grandes frotas que cruzavam o Sertão inteiro levando e trazendo mercadorias e famílias nos seus chiados propositais e dolentes. Desde o tempo de vila que Santana do Ipanema possuía calçamento de granito bruto no comércio e em algumas poucas ruas. Ao substituir o calçamento bruto pelo esquadrejado paralelepípedo, o prefeito Ulisses Silva, gestão 1961-65, proibiu a circulação de carros de boi pelas ruas do comércio. Foi assim que o novo carreiro criou o carro de boi com rodas de pneu, pois o aro de ferro, antigo, prejudicaria o novo tipo de calçamento.
O arcaico meio de transporte, mesmo com todo o modernismo social, continua prestando inestimáveis serviços nas fazendas sertanejas. Durante a procissão anual da padroeira, surgem sempre não menos de 300 desses veículos. Podemos ouvir de longe os sons dos cocões acochados, gemendo saudosos. É o CARRO DE BOI HISTORIANDO.
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