ÓTIMA VISITA Clerisvaldo B. Chagas, 27 de outubro de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.302   Sim, como estava ...

 

ÓTIMA VISITA

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de outubro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.302

 



Sim, como estava previsto, fomos visitar novamente a Igrejinha das Tocaias, no sítio Tocaias. Tempo ainda frio, céu azul com nuvens esparsas, belo dia para um passeio rural. A vegetação ainda continua verde e o aspecto geral dos campos é bastante agradável, ante estressante e pulmão verde. Encontramos a novidade da Rua Joel Marques, completamente asfaltada, pois é ela, no Bairro Paulo Ferreira que no final se bifurca. O ramal esquerdo leva à Igrejinha das Tocaias à cerca de 800 metros da zona urbana, enquanto o ramal direito leva à Represa Isnaldo Bulhões, no riacho João Gomes e, setores do sítio Olho d’Água do Amaro. Este encontra-se asfaltado, até a represa, mas o ramal de Igrejinha ainda não. Era estrada antiga, principal tricentenária que ligava a zona urbana a zona rural de sítios como Batatal, Três Lagoas e muitos outros sítios até os pertencentes ao atual município de Carneiros e Senador Rui Palmeira.

Como era dia de domingo, não sei se as obras do Anel Viário, estavam paradas ou não, mas pude contemplar o trecho que vem do conjunto habitacional que foi feito para os atingidos na cheia do Ipanema. A continuação da AL-120, que passa por aquele conjunto, passa também pela lateral do serrote Pintado, da Reserva Tocaia e por trás do serrote do Cruzeiro e depois desce e, na parte baixa dos terrenos, corta a antiga estrada que leva até a Igrejinha das Tocaias. Inclusive, avistei aterro sobre o riacho Salgadinho, afluente do rio Ipanema, que nasce na Reserva Tocaia. Já havia sido construída uma passagem para as águas, sob o aterro. Essa nova estrada vai se encontrar com a BR-316, após a barragem antiga no rio Ipanema. Desvia o trânsito pelo centro de Santana do Ipanema.

Quanto a Igrejinha das Tocaias, continua naquela paz de sempre. Fizemos nossas obrigações religiosas, tiramos algumas fotos de dentro e de fora do templo, mas infelizmente não estou  conseguindo enviar fotos e mensagens do celular para o computador. Vai então uma imagem de arquivo. O movimento da Rua Joel Marques, aqui já a descrevemos, está agora muito agitado com automóveis e, principalmente motos, após o asfaltamento. Só a Pracinha do Amor, não foi contemplada com um único benefício. É um lugar de encontro feitor por populares na margem direita da rua.

ESTRADA DAS TOCAIAS (FOTO B. CHAGAS/ARQUIVO DO AUTOR).



Nenhum comentário: