ROMANCE NOVO Clerisvaldo B, Chagas, 21 de outubro de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.299   Hoje, acordando mui...

ROMANCE NOVO

Clerisvaldo B, Chagas, 21 de outubro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.299

 



Hoje, acordando muito cedo, acompanhamos o amanhecer do dia. Tempo nublado céu completamente branco, e o Sol, aos poucos querendo romper as nuvens para aparecer no céu. Dentro de casa, ainda escuro com muita unidade, vamos movimentar para o nosso cafezinho, para os nossos exercícios, para a nossa caminhada, mas a cabeça procura sintonizar no divino espaço a possível crônica de hoje. É que para ir preenchendo os espaços vazios, imaginamos “matar” o tempo elaborando um romance novo. Um romance novo que pudesse durar vários dias em elaboração e matar o tédio de horas sem efetivos trabalhos, um romance sem compromisso com o público, mas apenas de fórum íntimo e o tempo ocioso estaria bem representado.

Mas acontece que a história foi tomando corpo e chegou a uma dimensão em que a alma se impregnou e se apaixonou pelas novas fantasias, a ponto de o romance novo deixar de ser apenas um lazer de intimidade e querer danadamente ser compartilhado com o público do mundo inteiro. Fazer o quê? O jeito foi revisar, retocar, melhorar e finalmente ficar feliz com o resultado, muito embora a ansiedade de levar a lume tenha explodido. Falta apenas um capítulo ou dois para terminar a obra e que fala de um tempo difícil do passado, entre 1935 e 1945. Tempo da morte de Lampião, tempo dos desmandos dos coronéis e também tempo de muitas virtudes, ainda. O romance permanece sem título e sem capa, mas eu queria a opinião dos amigos para o mais simpático entre três opções: “ROMANCE NOVO”, “AS TRÊS FILHAS DO CORONEL e “BOI “FOGUETE”. Amigo e amiga, dê-me uma opção, por favor em seus comentários.

No restante vamos nos preparando para receber mais uma jovem universitária em busca do seu doutorado. Conceder uma entrevista sobre os primórdios da Educação em Santana do Ipanema e no Sertão de Alagoas. No dia seguinte estaremos em visita a Igrejinha das Tocaias, ocasião em poderemos trazer novos subsídios para os nossos amigos e leitores. Qualquer oferecimento para irmos juntos no próximo sábado pela manhã, será bem-vindo.

Agora dê licença para mais um café pequeno inspirador da Literatura e das mídias brasileiras.

FONTE DE PESQUISA NA ANTIGA ESCOLA PROFESSORA HELENA BRAGA DAS CHAGAS. (FOTO: B. CHAGAS).

 




Nenhum comentário: