RIO SECO Clerisvaldo B. Chagas, 22 de outubro de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crô...

 

                                       RIO SECO

Clerisvaldo B. Chagas, 22 de outubro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.200

 



Quem deseja conhecer o jardim do rio Ipanema seco, deve procurar essa época para fazer uma incursão pelo trecho urbano do rio, em Santana do Ipanema.  O rio cheio contém a mesma paisagem o tempo todo que é o volume da água corrente. Rio comum, sem muitos atrativos. Pelo menos é o que eu acho. Entretanto, a beleza do caudal está no tempo de estiagem quando o enorme lastro de areia grosa, se apresenta com uma infinidade de plantas   espécies, formando um longo jardim natural atraente e digo de ser estudado. Sim, você irá perceber também muito lixo, porque muitos habitantes das margens, não cooperam com o meio ambiente. Mas isso não tira o mérito do Jardim da Babilônia, ou melhor, de Santana do Ipanema.

Tive recentemente vendo dos fundos da casa da minha infância a paisagem do Ipanema que me acompanhou por toda a vida. Ruas tipos becos que desciam verticalmente da Rua Santa Quitéria – margem direita – ao rio, receberam asfalto, mudando assim, as suas caras, adquirindo conforto e valorização, mas isso não assegura a mudança de hábito em descartar o lixo doméstico no Pai de Santana. E olhe que a coleta de lixo passa em todas as ruas, três vezes por semana.

Para despoluir o rio Ipanema no trecho urbano de Santana, não basta fazer um mutirão de limpeza. Mas uma campanha dura de conscientização nas margens, compossibilidades de multas e até de prisão. Muito mais de 90% das plantas do leito seco do rio Ipanema, são medicinais como Espinheira-santa, Unha-de-gato, Urtiga, Mussambê, Mamona, Melão-de-São-Caetano, Cardinho, Marcela e muito mais.

Você quer o rio cheio ou seco?

TV GAZETA ENTREVISTA AUTOR NO RIO IPANEMA ((AGRIPA).



Nenhum comentário: