segunda-feira, 30 de maio de 2016

LUCENA, O CORONEL PROIBIDO



LUCENA, O CORONEL PROIBIDO
Clerisvaldo B. Chagas, 31 de maio de 2016
Crônica Nº 1.522

ESCRITOR MARCELLO FAUSTO. Foto (Clerisvaldo).
Indo mostrar a capa do livro “Repensando a Geografia de Alagoas”, aproveitei para conversar com o escritor Marcello Fausto, sobre o seu novo livro, “Lucena, o Coronel Proibido”.
José Lucena de Albuquerque Maranhão foi o inimigo número um, do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião. Homem de extrema coragem, foi o comandante do 20 Batalhão implantado em Santana do Ipanema, em 1936, para combater o cangaceirismo. Seu batalhão era dividido em várias forças volantes espalhadas no Sertão em pontos estratégicos. Em certa investida atrás de um criminoso, um dos seus homens eliminou Seu José, pai de Virgolino, antes da sua fama. Lucena não teve culpa, mas assumiu a responsabilidade. Foram três volantes de Lucena, unidas, que mataram Lampião, Maria Bonita e mais nove sequazes em 1938.
Lucena, após a campanha, foi prefeito de Santana do Ipanema, deputado e prefeito de Maceió. Após essa passagem, as pesquisas sobre ele, tornaram-se raras como se todas as informações a seu respeito tivessem sumido. Diante disso, sugeri ao Marcello Fausto, que pesquisasse a respeito do “Coronel Proibido” e ele assim o procedeu. Continua esse trabalho e já conquistou duas importantíssimas vitórias, ambas em fontes fechadíssimas, quase impossíveis de se obter alguma coisa sobre o homem. Marcello confessou-me que o livro não tem data para sair, assim como o meu, mas, por certo, causará um impacto grande nos meios dos interessados nos bastidores da história nordestina.
Por esse imenso silêncio que caracteriza sua trajetória, silêncio este desde 1955, o véu está para ser levantado. Santana tem a avenida principal com seu nome e Maceió uma praça. Mas a juventude nem sabe quem foi esse homem. O livro “O Boi, a Bota e a Batina, História Completa de Santana do Ipanema”, conta o básico sobre o coronel, mas o livro que promete vir a lume, do escritor Marcello Fausto, será sucesso garantido em todo o Nordeste, principalmente na Literatura Cangaceira.
Baseado em fatos, fotos, depoimentos e farto material documentado, “Lucena, o Coronel Proibido”, está sendo costurado e dali não sai nenhum coelho antes da publicação, segundo o escritor. Vamos aguardar com paciência mais esse bom serviço prestado a Alagoas e a História.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/05/lucena-o-coronel-proibido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário