terça-feira, 18 de outubro de 2016

A SUPER-LUA

A SUPER-LUA
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de outubro de 2016
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.581

Esse negócio de super- lua é balela, isso não existe. O satélite da terra continua do mesmo tamanho com seus vários movimentos cujos destaques são três: translação, rotação e revolução. O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a terra. O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo. O movimento de revolução é o que a Lua faz ao redor da Terra.
A Lua gira numa órbita elíptica que às vezes se afasta da Terra, outras vezes se aproxima. Quando se afasta da Terra ao máximo, diz-se que ela está no apogeu. Quando se aproxima do ponto mais próximo do nosso Planeta fala-se que ela está no perigeu.
As águas oceânicas são atraídas pelos movimentos do Sol e da Lua. Duas vezes ao dia as águas sobem, duas vezes descem, caracterizando a preamar (nível mais alto) e o mais baixo nível, maré baixa.
Fala-se em marés de Sizígia e de quadratura. A cada mês ocorrem duas marés de Sizígia e duas de quadratura. As primeiras coincidem com a Lua cheia e nova. As segundas com a Lua em quarto crescente e quarto minguante.
Nas marés de Sizígia o Sol e a Lua atuam na mesma linha agitando mais as águas.
Quando se fala em super-lua (com hífen, gente!), é apenas um modo de dizer que a Lua está no perigeu, isto é, mais perto de nós. Aí se diz o que se quer dizer, não é verdade, comadre? Super-Lua, luazona, Lua arretada, Lua belíssima, Lua para namorados e assim em diante.
A Lua influencia na pesca, segundo os pescadores do mar. Outros afirmam que atua na cabeça dos doidos. De qualquer maneira é bom está alerta, pois o povo do Sertão costuma dizer que todo mundo é bom, mas a Lua falta uma banda!





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/10/a-super-lua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário