quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

SANTANA: NADA IGUAL AO TEMPO


SANTANA: NADA IGUAL AO TEMPO
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de dezembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.228

(FOTO: DIVULGAÇÃO)
Lembramo-nos do intenso movimento bíblico católico do Bairro Camoxinga, em Santana do Ipanema. Tinha como sede, um prédio ajardinado e muito agradável próximo ao Estádio Arnon de Mello e, continua sendo ponto de referência. Destacava-se naquelas ações, o cidadão José Nogueira, com voz cheia, melodiosa e atraente, como um dos cabeças e do êxito do Movimento. Foi ele um dos enfrentantes para construção da igreja do Clima Bom. Clima Bom é um lugar por trás do Bairro Barragem, solo enxuto, alto e arejado pelos ventos que sopram pelo vale do rio Ipanema. Uma ruazinha, duas ou três ruazinhas, muito vazio e algumas casas esporádicas. Popularmente recebeu o degrau de bairro. É ali onde a pobreza mora.
Por isso ou por aquilo, a construção da igreja ficou apenas em três paredes erguidas e uma intensa frustração. Abandono total em torno de duas décadas. Há cerca de um ano estivemos no local e batemos uma foto que para nós é obra-prima, mas não sabemos no momento onde encontrar. Continuavam as três paredes em preto sob um sol ricamente ornado para a foto. O senhor José Nogueira estava enfermo e deixamos de apresentar-lhe a fotografia temendo reação negativa na sua saúde. O homem da bela voz faleceu não está com muito tempo, sem conhecer o destino da igreja do Clima Bom.
Lembram-se da crônica “Sua Foto é Valiosa”? Comprovamos agora o que dissemos. Foto enviada para o Face mostrava pessoas da Igreja do Bairro Camoxinga, no movimento católico para homenagear Nossa Senhora da Conceição no último dia 8. Elas nem perceberam ainda, mas a foto de pessoas torna-se histórica para o mundo católico de Santana do Ipanema e particularmente do Clima Bom. Ela mostra no segundo plano, novas paredes com tijolos e vigas, em preto, demonstrando que as obras foram retomadas, após tantos anos. Viram como sua foto é valiosa? E o melhor, muito bem tirada, parecendo serviço de profissional. 8.12.1919.  Ficamos felizes pela retomada da construção. Quanto vale um pesquisador? Infelizmente não temos o autor da foto.
NADA IGUAL AO TEMPO.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/12/santana-nada-igual-ao-tempo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário