quinta-feira, 23 de setembro de 2021





Dr. ARSÊNIO MOREIRA

Clerisvaldo B. Chagas, 24 de setembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.59?

 

Já falei sobre isso. Para marcar o início do Século XX, foi erguido um cruzeiro de madeira no topo do serrote do Cruzeiro, em Santana do Ipanema. Quinze anos após, como motivo de promessa, foi levantada uma capela em homenagem a Santa Terezinha, por trás do cruzeiro. O autor foi o sargento de polícia Antides Feitosa, casado com Dona Hermínia Rocha, florista da cidade. As intempéries destruíram o templo. Em torno dos anos 60, o deputado santanense Siloé Tavares, ergueu a segunda capela sobre as ruínas da primeira. No pé do serrote muita zabumba com banda de pífanos, feijoada e foguetório para animar trabalhadores e devotos que subiam o serrote, conduzindo material de construção. Com o tempo, a segunda capela ruiu e aproximadamente em 1990 ? abnegados santanenses construíram a terceira capela até com arquitetura estanha à nossa região. Continua de pé.

Uma foto antiga mostra alguns visitantes na igrejinha original, entre eles, um caçador e um homem de branco que parece indivíduo importante. Por acaso, descobri tratar-se do primeiro médico de fora a clinicar em Santana do Ipanema: Dr. Arsênio Moreira.  Não era mais aquele rapaz simpático do início da carreira, mas sim, um cidadão de meia idade, forte e completamente outro. Arsênio viera da Bahia convidado para servir às forças policiais em Mata Grande. Depois viera para o 7 Batalhão de Polícia de Alagoas chegado em Santana do Ipanema, em 1936. Passou a servir ao Batalhão e depois particularmente onde hoje é o casarão do museu da cidade. Foi ele quem examinou o veneno que Lampião conduzia. Isso após a chacina acontecida em Angicos, em 1938

Arsênio foi homenageado com seu nome no título do primeiro hospital de Santana. Sua enorme foto que ilustrava a parede de recepção da unidade, atualmente encontra-se no Museu Darras Noya, onde morou e clinicou. Com a fundação do novo hospital na Cajarana, o antigo ficou desativado e quase vira ruínas. Com isso perdeu-se a homenagem do homem que tanto fez por Santana do Ipanema e a todo o sertão de Alagoas. Era carismático, humano e competente, dizem todos os que precisaram dos seus serviços médicos. Mesmo assim, ainda tem pedaços de avenida com seu nome.

A foto abaixo, portanto, deve ter sido tirada em torno do final dos anos 50.

(FOTO: “LIVRO 230”/DOMÍNIO PÚBLICO).


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/09/dr.html

Um comentário:

  1. Caro escritor, e amigo Clerisvaldo B Chagas, se confirmarem suas suposições, com relação a data da foto (1950?), é muito provável que este menino que aparece na foto seja filho do dr. Arsênio Moreira, Eu o conheço e vejo-o sempre, entre a imediações da prefeitura e Praça da Assunção. Vou falar sobre esta crônica e quem sabe cheguemos a elucidação dessa dúvida. ass: Fabio Campos.

    ResponderExcluir