terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

 

LAGOA DO JUNCO

Clerisvaldo B. Chagas, 19 de fevereiro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.192

 



Lagoa do Junco era um antigo bairro de Santana do Ipanema, de uma pobreza de fazer dó. Também era conhecido pelo bairro dos Quebradores de Pedra, tendo em vista a atividade única de pessoas que quebravam pedra para transformá-las em paralelepípedos a serem vendido, notadamente às prefeituras da região. Depois que o cidadão Marcos Davi, loteou grande partes daquelas terras, construções e mais construções foram surgindo a ponto do bairro, hoje, achar-se vestido a rigor. Situado na entrada Leste da cidade, é o primeiro bairro a ser avistado para quem chega de Maceió.  Hoje a Lagoa do Junco, antes o primo pobre, dispõe de escola modelo, Complexo da Justiça, UNEAL, brevemente o IFAL, CISP 3 e logo, logo a feira semanal dos sábados estará se mudado do Comércio para lá. A estrutura já foi preparada. O antigo Açude do Bode, construído na era 50 pelo DNOCS, continua sendo a mais antiga atração turística do bairro transformado.

O importante mesmo é que o Bairro Lagoa do Junco, está virando vitrina, cheio de edifícios modernos e condizentes com as novas arquiteturas, mudando radicalmente o aspecto do passado para um lugar incrivelmente futurista. A tendência do bairro agora, é crescer, crescer e crescer sem parar, pois, empreendimentos atraem empreendimentos e, apesar de local acidentado pela metade, sua geografia voltada para a saída à capital e a presença da BR-316 cortando a sua área em duas, ajuda no impulsionamento planejado ou espontâneo.

O novo Bairro Lagoa do Junco, poderá se expandir em três direções seguintes: Para o Sul, com limitações até o lugar Maniçoba/Bebedouro, margem do rio Ipanema. Em direção Norte, seguindo para as imediações do Açude Bode ou em rumo Leste, procurando o povoado Areias Brancas, quando 12 quilômetros de terras poderiam ser ocupados. (Tudo zona rural). A vizinhança Oeste já está completamente ocupada com o Bairro São Vicente que se expandiu formidavelmente e com o Corredor pela BR-316, ligação com o Bairro Monumento.  Vale salientar, entretanto, que todos os bairros entrada-saida, de Santana, nos Quatro Pontos Cardeais, se expandiram. Exemplo recente também é a ligação da AL120 com a BR-310, que estará formando novos bairros. Está a ligação, sendo trabalhada.

ESSER (UNEAL) EM 2013. LAGOA DO JUNCO. FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230).

 

 

 


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2025/02/lagoa-do-junco-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário