quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A PACIÊNCIA DO POVO

A PACIÊNCIA DO POVO
(Clerisvaldo B. Chagas, 27 de janeiro de 2011).

       Para a linguagem das ruas, o pau estar comendo no Egito. Havia certa quietude no norte da África, ouvindo-se falar em agitações e mesmo guerras civis, abaixo da faixa saariana. Mas agora, quando o povo cansado de ditadura, botou a correr o dirigente da Tunísia, as ações de revoltas iniciam a moda também na parte setentrional do continente. O Egito, celebrando um acordo de paz com Israel em 1979, passou a ser aliado dos Estados Unidos e um moderador nos conflitos entre as nações árabes e Tel Aviv. O Egito, de tantas glórias no passado, é hoje uma república governada por um primeiro-ministro e um presidente. Na prática mesmo, quem manda é o presidente, no caso, Mohamed Hosni Mubarak, já com 82 anos de idade e no poder há mais de 50, sempre se saindo nos pleitos eleitorais como candidato único. As próximas eleições estariam marcadas para setembro próximo, quando Mubarak, apresentaria seu filho Gamal.
       Como as comunicações vão ficando mais fáceis no mundo, todos os povos vão sabendo o que se passa no restante do planeta. Assim vão caindo ─ devagar ou com revoltas ─ costumes bárbaros civis ou religiosos, ditadores, preconceitos contra negros e mulheres, amarras contra a liberdade total do homem e tantas outras coisas que o mundo civilizado pensa não existir. A fechadura oxidada de Cuba, China, Coreia do Norte, Venezuela que privam o povo da liberdade, quebrar-se-á hoje ou amanhã, assim como foi destroçada a da Tunísia e ameaçada a do Egito. O confronto no centro do Cairo, entre população e polícia, já matou mais de seis pessoas, deixando 50 feridas e 800 presas. Milhares investem contra o poder, o desemprego, a inflação, a corrupção, pedindo a saída de Mubarak, do primeiro-ministro e a dissolução do parlamento, na ânsia de um governo de unidade nacional. É de se saber que o Egito, com 80 milhões de habitantes, para a África tem posição de cabeça, mas ainda são muitos os problemas a serem resolvidos. 40% da população vivem com dois dólares por dia e um 1/3 do geral são de analfabetos. Sua economia baseia-se na Agricultura média, no petróleo e no Turismo.
       Para Estados Unidos e União Europeia, O Egito de Mubarak, representa um moderador nas brigas da região, mas também ponto de apoio e até de exploração do Ocidente. A imprensa oficial procura minimizar a revolta, mas a instigação pelo derrubada do atual governo, cada vez ganha mais força e o povo adere aos apelos da Internet. Tanto a UE quanto os EUA, pedem de uma forma patética ao senhor Mubarak, reformas políticas, econômicas e sociais. Lembram-se da História do Brasil, quando o ministro Ouro Preto pensou no assunto para não cair? Era tarde demais. Queda de Ouro Preto, queda de D. Pedro II, queda da Monarquia. Foi proclamada a República, imediatamente. Mas ainda existem muitos ditadozinhos ordinários que fazem dos olhos vidros foscos e dos ouvidos caixas de ilusão. Raramente um ordinário desses pensa na PACIÊNCIA DO POVO.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/01/paciencia-do-povo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário