quinta-feira, 11 de outubro de 2018

SEJAM-BEMVINDOS OS POÇOS



SEJAM BEM-VINDOS OS POÇOS
Clerisvaldo B. Chagas, 11 de outubro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.993

(FOTO: JEAN SOUZA - DIVULGAÇÃO)
A luta sertaneja nordestina pela água faz criar situações as mais diversas, tanto pelo sertanejo quanto pela tecnologia que avança pelo mundo todo. O sertão procura água nos pilões de pedras, barreiros, cacimbas de riachos secos e açudes. As cisternas fornecidas pelo governo facilitam a captação das chuvas e asseguram a reserva de água potável por determinado tempo. Tudo ajuda na busca diária pelo precioso líquido. O Canal do Sertão – quando for concluído – será uma obra gigantesca que atenuará as agruras do camponês. Entretanto, o Canal não resolve todos os problemas da seca como se pensa. Nem somente de água vive o homem. A água mata a sede, mas não mata a fome. Não existe canal de alimentos por aí.
Têm sido criados poços artesianos no Sertão em locais onde a água oferece condições de consumo. Mas conhecemos vários casos de festas nas inaugurações e abandonos de poços. Tudo por pequenas coisas como a quebra de uma peça, falta de manutenção e até desprezo. Volta-se, então ao marco zero. Com tecnologia avançada, surgiu o sistema de Dessalinização. Retira-se a água salobra do subsolo e separa-se o sal. O segredo do sucesso é a manutenção.
A Prefeitura de Santana do Ipanema acaba de entregar a comunidade Camoxinga dos Teodósio, em parceria com o governo do estado, um poço artesiano com três reservatórios. A capacidade de armazenagem é de 60 mil litros de água com um sistema de dessalinização.
Mais de 100 famílias serão beneficiadas com água potável naquela localidade, afirma o que foi divulgado. Os tempos de estiagem prolongada não respeitam o pediplano nem a região serrana. Uns choram mais, outros sofrem menos, mas todos são vítimas da seca. Vizinho ao sítio Camoxinga dos Teodósio, em 1940, foi aberto um poço no riacho Camoxinga para captação de água contra uma seca braba. A água deu salobra e o lugar até hoje é chamado Poço Salgado. (Pesquisa inédita).
O prefeito de Santana do Ipanema marca assim uma obra pequena para quem não precisa; enorme e vital para a Camoxinga dos Teodósio. É motivo de mais parabéns para o gestor, num olhar crítico e isento de quem torce por tudo de bom que é feito na terra de Santa Ana.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/10/sejam-bemvindos-os-pocos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário