sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

ATRATIVOS INVISÍVEIS


ATRATIVOS INVISÍVEIS
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de dezembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.021

PERIFERIA. (FOTO: B. CHAGAS).
Apresentando novamente a serra Aguda, arredores de Santana do Ipanema, anunciada para sediar estátua. A serra em forma de sela é um monte isolado na periferia sul da cidade.  Sua estrutura rochosa é bastante desgastada, daí não abrigar um verde bonito e fechado durante épocas chuvosas. A parte entre o terreno mais baixo e o mais alto, na divisa da sela, mostra um caminho natural de enxurradas, como cicatriz evolutiva. Isso mostra num futuro muito distante, a divisão da serra em dois montes irmãos. Foi ali o local escolhido para se erguer a maior estátua sacra do mundo em homenagem a padroeira do lugar, Senhora Sant’Ana. Isso por certo atrairá turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, após o monumento e a divulgação.
Todos os montes que circundam Santana e as partes altas da cidade são verdadeiros colírios para observadores, tanto da paisagem rural quanto urbana. As escolas de Santana deveriam levar seus alunos para todos esses lugares em pesquisas naturais e sociais desses bairros periféricos. Já estou convidando os nossos alunos da Escola Estadual Professora Helena Braga das Chagas, professores e o diretor Ivanildo Ramalho, para um passeio/estudo a serra Aguda, nos primeiros meses do próximo ano. Assim como já fomos à Reserva Tocaia, aproveitaremos esse grande laboratório histórico/geográfico/sociológico do município. A preocupação é conhecer a cidade e o município pelos futuros cidadãos, pesquisando constantemente pontos da sua cidade e do interior.
Lajeiro Grande, Cruzeiro, Cristo, Barragem, Pelado e a realidade dos seus bairros, levam uma gana de conhecimentos para os estudantes.  Conhecer profundamente o lugar em que se vive, é base importante para apreciar o resto do mundo e a sugerir soluções para os problemas da terra. E se estar sendo anunciada a maior estátua do mundo na serra vizinha, vamos conhecê-la, de perto, gente!
Sei não, talvez eu quisesse ter dito outra coisa e tenha entrado por aqui.
Já disse, tá dito.






Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/12/atrativos-invisiveis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário