quinta-feira, 7 de julho de 2011

O CHARME DA PROFISSÃO

  O CHARME DA PROFISSÃO
  Clerisvaldo B. Chagas, 7 de julho de 2011

 Quando os automóveis foram surgindo com mais frequência nas cidades do interior nordestino, surgiu a profissão do “motorista de praça”. Não somente pela condição financeira, mas também pelo entendimento e posição social, o automóvel era alugado (nunca alocado) por pessoas de classe média e alta. Essas maravilhosas máquinas que substituíam o carro de boi, o cavalo, o burro e mesmo os primeiros caminhões da década de 20, esbanjavam um encanto geral e um suave e doce prazer em suas viagens para fora da cidade. Até hoje o automóvel exerce um fascínio extraordinário sobre os homens, bem difícil de explicar. Imaginemos, então, no passado, a satisfação que dava em rodar dentro de um carro confortável, cheiroso, bem zelado, tendo como condutor um homem entendido a nossa disposição. No interior de Alagoas, em Santana do Ipanema, passageiros bem vestidos deslocavam-se com esse encanto para cidades vizinhas a visitar amigos, participar de batizados, casamentos, saborear buchadas em casas de compadres lá para as bandas de Maravilha, Ouro Branco, Poço das Trincheiras. Quando ainda não havia médicos na cidade, as viagens mais comuns ganhavam o destino de Palmeira dos Índios, núcleo urbano situado no agreste de Alagoas, sede do bispado, terra de Graciliano Ramos, e que funcionava como pequena capital.
       Os chamados “motoristas de praças” eram poucos. Entre eles ─ dividindo essa atividade com outras de maior dureza ─ três pessoas destacavam-se como pioneiras no ramo de conduzir passageiros com exclusividade: Mestre Abel e seu filho galã, Aroldo; Anedota, conhecido por Seu Dota, pessoa enriquecida, moradora do Bairro Monumento; e Zé V8, residente à Rua Nova. Mestre Abel exercia também a profissão de mecânico, o que lhe deu fama em toda a região. Seu Dota, enrascado com o nome próprio de Anedota, por causa da ignorância da época, preferiu o apelido, menos chamativo de Dota. E Zé V8, tinha seu vulgo associado ao motor tipo V8, do carro que dirigia. Como torcedor radical do time Ipanema, ao clube forneceu três filhos que se destacaram como atletas: Jair, Zuza e Joãozinho, craques que sabiam honrar a camisa do time “Canarinho do Sertão”, final da era 1950. Por falar nisso, Dota, já adiante no tempo, falava com orgulho que dirigira mais de vinte anos e nunca dera uma batida e nem sequer um arranhão. Foi quando um dos ouvintes da roda de amigos levantou-se e disse na brincadeira: “Também, como bater em outro carro se só havia o seu?”
         Somente agora, em torno de oitenta anos depois, é que o governo resolve regulamentar a profissão do antigo “motorista de praça”, chamado atualmente “taxista”. Segue para sanção o projeto que regulamenta profissão de taxista da autoria do ex-deputado Confúcio Moura. O profissional, além da habilitação deverá fazer cursos de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos. Em municípios com mais de 50 mil habitantes será obrigatório o uso do taxímetro.
         Os profissionais do volante talvez possam respirar melhor com profissão reconhecida, mas agora numa luta insana entre eles mesmos, pela concorrência desleal de táxis no mercado. Bons tempos sem acidentes de trânsito, os de Seu Dota. Também, “de carro só havia o dele!” Ainda hoje, mesmo com menor intensidade, ainda existe o CHARME DA PROFISSÃO.



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