DICIONÁRIO
DA CANTORIA
Clerisvaldo B.
Chagas, 20 de dezembro de 2013
Crônica Nº 1109
FOTO RARA E ÚNICA. CLERISVALDO E ZÉ DE ALMEIDA CANTAM PARA OS VELHINHOS COM APRESENTAÇÃO DE JOSÉ PINTO DE ARAÚJO, NA IGREJA MATRIZ DE SENHORA SANTANA. |
1.
Cantoria,
peleja – Duelo de estrofes realizado entre dois cantadores violeiros-repentistas
do Nordeste;
2.
Cantoria
de pé de parede – Cantoria tradicional realizada em casa de família,
principalmente em casa de fazenda e não em salões, festivais, congressos e
semelhantes;
3.
Baionada - Cada uma das fases em que se divide a cantoria, após pequeno
descanso dos cantadores;
4.
Emborcar
a viola – Parada súbita da baionada, por um dos cantadores, ao escutar uma
estrofe criativa e rara do parceiro e que ele não tem condições de “pagá-la”,
no momento;
5.
Pagar
o verso (estrofe) – Fazer uma estrofe tão excelente e rara quanto à do
companheiro;
6.
Cantar
elogio – Hora de elogiar as pessoas para arrecadar dinheiro;
7.
Baião
de viola – Musical retirado das cordas da viola, enquanto os poetas pensam o
que vão dizer;
8.
Deixa
– rima obrigatória que o vate tem que fazer ao iniciar sua estrofe rimando seu
primeiro verso com o último deixado pelo parceiro;
9.
Balaio
– defeito grave em que o cantador, ao invés de cantar repentes como o parceiro,
tentar burlar a plateia com versos decorados – cantar balaio;
10.
Repente
– Estrofe criada na hora;
11.
Sextilha
– Estrofe composta por seis versos, base da cantoria;
12.
Estrofe
– Conjunto de versos de quantidade variável. Cada linha é um verso;
13.
Tema,
mote – Um ou dois versos fixos para serem repetidos ao final de uma estrofe com
dez pés (linhas, versos);
14.
Gênero
– Cada uma das mais de 40 modalidades de estrofes usadas em cantoria, com musicalidades
próprias. Exemplos: sextilhas, sétimas, martelo agalopado, martelo alagoano,
martelo miudinho, mourão de sete linhas, mourão, oitavão rebatido, gemedeira,
galope beira-mar, mourão perguntado e tantas outras.
Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/12/dicionario-da-cantoria.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário