LAMPIÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS Clerisvaldo B. Chagas, 13 de dezembro de 2018 Escritor Símbolo de Santana do Ipanema Crônica: 2.023 ...

LAMPIÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

LAMPIÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de dezembro de 2018
Escritor Símbolo de Santana do Ipanema
Crônica: 2.023

31.07.1938. Palmeira dos Índios (AL). Na tarde de julho de 1938, ninguém achou mais jeito de permanecer em casa. Todo mundo de Palmeira estava de olho no alto do cemitério, por onde entravam os veículos que vinham do Sertão. É que após quatro dias da degola chegaram às cabeças dos cangaceiros a Palmeira dos Índios. Imensa multidão concentrou-se na Praça da Independência cercando a viatura que trazia as cabeças dos bandidos em latas de querosene com álcool e formol. Parando, por coincidência em frente ao Açougue Público, o graduado responsável mandou descer as cabeças e alinhá-las na calçada, no chão. Um soldado foi escalado para apresentá-las aos excitados espectadores. O soldado enfiava a mão na lata, puxava a cabeça pelos cabelos, levantavam-na e descia o nome a quem pertencera. Primeiro foi a de Lampião, depois a de Maria Bonita e demais cabeças. A de Luiz Pedro causou admiração por ser uma bela cabeça de homem, com bigode cheio completamente e parecia estar dormindo. A cabeça de Elétrico dava trabalho, por que, entrado há pouco no bando, estava de cabelo curto, era preciso tirar com as duas mãos. O soldado encarregado já tava cansado daquele ritual macabro e disse que só ficava mais um pouco se alguém ajudasse. Todo mundo recusou, mas lembrou de um carregador chamado Pedro Índio e foi procurá-lo. O carregador veio, ouviu e passou o mesmo que o soldado. Cortou-se, porém, na borda da lata e depois, em casa o ferimento infeccionou.
O sujeito ficou febril, recusava comida e não enjeitava cachaça parecendo impregnado. Mesmo se ter recebido um níquel sequer pelo seu trabalho, era tratado com todo desvelo pela sua mãe adotiva Vitalina Maria da Conceição, mas Pedro Índio não resistiu e morreu. Pessoas que pegaram no seu caixão disseram que pesava semelhante a um menino (23).
Telegrama de Palmeira dos Índios para Maceió. 31 de julho de 1938. “Seguido bravos oficiais Bezerra, precisamente dezesseis horas essa capital tenente-coronel Lucena conduzindo cabeça Lampião e demais bandidos mortos combate Angico. Prefeito Francisco Cavalcante”.
De Palmeira dos Índios a Maceió, as cabeças de Lampião e Maria Bonita seguiram de caminhão, chegando à capital à noite do mesmo dia 31. As nove outras cabeças seguiram de trem e chegaram à capital alagoana pela manhã do dia 10 de agosto. (24).


  O REPENTE DA TROVOADA Clerisvaldo B. Chagas, 10 de dezembro de 2018 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano “Crônica”: 2.022 ...

O REPENTE DA TROVOADA


 O REPENTE DA TROVOADA
Clerisvaldo B. Chagas, 10 de dezembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
“Crônica”: 2.022

Bem-te-vi anuncia a trovoada
No galho mais fino d’aroeira
Gavião procura a quixabeira
Jararaca escapole da estrada
O macaco se coça na quebrada
O trovão inicia um tiroteio
O cachorro dispara sem um freio
O céu abre na base luz e risco
Um só golpe na força do corisco
Lasca a velha braúna bem no meio.

Quando vem trovoada na fazenda
Espanta marimbondo e mangangá
Se afunila o focinho do preá
O mocó dispensa sua agenda
Urubu não encontra mais merenda
Tanajura alça voo cai no chão
Dá um tempo o mergulho do carão
O muar na cancela é acuado
A raposa vacila no varjado
Perde o rastro as antenas do furão

 A bica amarrada não aguenta
Com o peso da chuva na latada
O gatão dispara na zoada
Um menino se engasga com pimenta
A onça se entoca e fica atenta
A criada escorrega no batente
Relampeia pra os lados do Nascente
O tempo escurece e vira grude
Quando poca as paredes do açude
Um sapão bem gordo vai à frente.

Bate a chuva na terra sobe o cheiro
Que até espinheiro bota flor
De abelha tem beijo e beija-flor
E os cachos mais brancos do pereiro
A jurema, a urtiga, o imbuzeiro
Catingueira, angico e mororó
Por ali canta o galo carijó
Avisando a quem tá de atalaia
Essa noite vai ter rabo-de-saia
O tempero mais forte do forró

Quando cai trovoada é um colosso
Na lagoa improvisa o cururu
Maricota faz doce de caju
O meu cão pega carne larga o osso
A mulher puxa a corda deixa o poço
Enxurrada faz rego na ladeira
Pertinho da porta da traseira
Depois de comer uma pamonha
A patroa faz riso sem-vergonha
Com seu velho pelado na biqueira

No sertão quando desce a enxurrada
Vai lambendo as barreiras dos caminhos
Uma rês se engancha nos espinhos
Tem goteira na telha revirada
O jumento dá popa na baixada
O vaqueiro se abriga no grotão
Cozinheira pita no cachimbão
A patroa risonha bate a saia
Mostra a ele a calcinha de cambraia
E os dois gemem na boca do pilão.

FIM

ATRATIVOS INVISÍVEIS Clerisvaldo B. Chagas, 7 de dezembro de 2018 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 2.021 PERIFERI...

ATRATIVOS INVISÍVEIS


ATRATIVOS INVISÍVEIS
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de dezembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.021

PERIFERIA. (FOTO: B. CHAGAS).
Apresentando novamente a serra Aguda, arredores de Santana do Ipanema, anunciada para sediar estátua. A serra em forma de sela é um monte isolado na periferia sul da cidade.  Sua estrutura rochosa é bastante desgastada, daí não abrigar um verde bonito e fechado durante épocas chuvosas. A parte entre o terreno mais baixo e o mais alto, na divisa da sela, mostra um caminho natural de enxurradas, como cicatriz evolutiva. Isso mostra num futuro muito distante, a divisão da serra em dois montes irmãos. Foi ali o local escolhido para se erguer a maior estátua sacra do mundo em homenagem a padroeira do lugar, Senhora Sant’Ana. Isso por certo atrairá turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, após o monumento e a divulgação.
Todos os montes que circundam Santana e as partes altas da cidade são verdadeiros colírios para observadores, tanto da paisagem rural quanto urbana. As escolas de Santana deveriam levar seus alunos para todos esses lugares em pesquisas naturais e sociais desses bairros periféricos. Já estou convidando os nossos alunos da Escola Estadual Professora Helena Braga das Chagas, professores e o diretor Ivanildo Ramalho, para um passeio/estudo a serra Aguda, nos primeiros meses do próximo ano. Assim como já fomos à Reserva Tocaia, aproveitaremos esse grande laboratório histórico/geográfico/sociológico do município. A preocupação é conhecer a cidade e o município pelos futuros cidadãos, pesquisando constantemente pontos da sua cidade e do interior.
Lajeiro Grande, Cruzeiro, Cristo, Barragem, Pelado e a realidade dos seus bairros, levam uma gana de conhecimentos para os estudantes.  Conhecer profundamente o lugar em que se vive, é base importante para apreciar o resto do mundo e a sugerir soluções para os problemas da terra. E se estar sendo anunciada a maior estátua do mundo na serra vizinha, vamos conhecê-la, de perto, gente!
Sei não, talvez eu quisesse ter dito outra coisa e tenha entrado por aqui.
Já disse, tá dito.