segunda-feira, 13 de julho de 2020

ESTRANHO PERCURSO


 ESTRANHO PERCURSO
Clerisvaldo B. Chagas, 14 de julho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.344
Alto do Negros no primeiro plano. (Foto: Livros 230 e Negros em Santana
/B. Chagas).

Interessante são as denominações populares de locais públicos que existem em todas as cidades. Elas se perpetuam chegando ao ponto em que ninguém mais sabe suas origens. Aí é quando entram as informações dos mais velhos ou dos historiadores. Algumas delas são mudadas para nomes de “barões” devido a que os grandes denominam “incômodo”. Em uma cidade da Mata existe a “Rua da Bosta”, em Arapiraca, o “Sovaco da Ovelha”, o “Escorrego do Catita” e assim por diante. A nossa cidade não poderia ficar de fora e apresenta pelo menos quatro apelidos estranhos desde a primeira metade do Século XX. São eles, pela ordem de marcha, três no Bairro Domingos Acácio e o outro no antigo Bairro Floresta: Rabo da Gata, Cachimbo Eterno, Galo Assanhado e Alto dos Negros.
Rabo da Gata, rabeira, o que está por último na fila. Ficava na saída Santana – Olho d’Água da Flores. Uma fileira de casebres na boca da estrada que leva ao riacho João Gomes, margeando o sopé do serrote do Cruzeiro, ala à direita.
Cachimbo Eterno, vizinho ao Rabo da Gata, mais frontal as serrote. Teve origem com os constantes convites dos moradores ao pessoal do Comércio para tomar cachimbo, bebida com cachaça e mel de abelha oferecida quando nasce uma criança. Os convites visavam padrinhos para ajudar na criação. “Ali é um cachimbo eterno”, dissera alguém, batizando o lugar.
Galo Assanhado, também no sopé do serrote do Cruzeiro à esquerda do monte Apelido dado pelos moradores do Cachimbo, cujo desentendimento também os levaram ao apelido de Rabo da Gata.
Alto dos Negros, alguns metros abaixo do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo, pela Rua Principal. Assim chamado por ser um terreno alto de barro vermelho, onde morava uma família de pretos, provavelmente originária do povoado Tapera do Jorge, município de Poço das Trincheiraste, descendentes quilombolas. Zacarias, o habitante mais conhecido, trabalhava no comércio como transportador de malas dos caixeiros-viajantes, dos hotéis para as casas comerciais e vice-versa.
Em Arapiraca, Escorrego do Catita veio de um moleque ligeiro igual a rato catita que escorregava pelo terreno acidentado ao ser acionado pelos seus perseguidores.
Brasil velho, morrendo e aprendendo.







Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/07/estranho-percurso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário