quinta-feira, 9 de julho de 2020


RESTAURAÇÃO
Clerisvaldo B.  Chagas, 9 de julho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.341

Querendo procurar um restaurador para uma peça sacra, lembrei-me de procurar a Associação dos Artistas de Santana do Ipanema. Ali tomaria conhecimento de uma lista de restauradores, telefones e endereços. Todavia, também lembrei que não havia nenhuma congregação. Por sorte, veio à mente o meu vizinho de bairro, artesão Roninho, artista já famoso em Alagoas inteira e que ultimamente restaurou todos os monumentos de Santana do Ipanema com a sua equipe. Por outro lado, via na Internet o trabalho da artesã Izabel Barros, notando como é importante a divulgação dos seus trabalhos. Ainda estou em dúvida para quem levar a imagem de gesso de Nossa Senhora do perpétuo Socorro, para restauração. Isso após a pandemia. Isso me fez recordar Juazeiro do Norte e Arapiraca, em relação aos artistas.
Em Juazeiro, fiquei admirado com as centenas e centenas de artesão e artesãs que trabalham diretamente com o mundo religioso. Na volta resolvi trazer algumas peças de Nossa Senhora com seus diferentes títulos. Não poderia faltar a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, madrinha de toda a minha família. Mas como o tempo desgasta as imagens, mesmo com todos os cuidados. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que guarda a minha casa, apesar de formosa assim mesmo, precisa de restauração em partes desgastadas e avivamento de cores.
Em Arapiraca, faz bastante tempo assisti palestra da, então, secretaria de cultura do município e, se não me engano foi realizada na Academia de Letras da qual fui um dos seus fundadores. A secretária e sua equipe havia feito um projeto para proteger, estimular e divulgar a arte arapiraquense pensando num êxito total, dissera. Aprovado e implantado, tudo que conseguiu foram críticas dos próprios artistas. Sentou novamente com a equipe para descobrir onde estava o erro. E com toda humildade nos confessou que o erro estava em terem feito o projeto sem ouvir os interessados. Voltou, disse ela, a se reunir, mas dessa vez com artistas e com direito à voz e voto. E assim o novo projeto foi implantado em consenso e sucesso para o mundo dos artesãos, artesãs e demais artistas. Segredo da coisa: HUMILDADE.
Uma associação na minha terra, tiraria muita gente do anonimato. Roninho já está consagrado, Izabel Gomes expõe nas redes sociais e assim vamos precisando dos serviços do artesanato genuíno do Ipanema.


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/07/restauracao-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário