quarta-feira, 15 de julho de 2020

ARAPIRACA


ARAPIRACA
Clerisvaldo B. Chagas, 16 de julho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.346

ARAPIRACA (FOTO: B. CHAGAS/ARQUIVO).
Bafejada pela posição geográfica Agrestina, condições de relevo e solos férteis, a terra das arapiracas surpreende cada vez mais na dinâmica urbana em todos os setores da Sociologia. Com mais de 200 mil habitantes, converge para si, municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, agindo soberbamente como capital do interior de Alagoas. Originária de uma feira de fumo, mesmo antes da sua emancipação política, criou em torno dessa feira, a mais surpreendente cidade das Alagoas. E aquela feira de fumo do início, hoje movimenta mais de um milhão de reais em sua diversidade. Na feira de Arapiraca tudo tem, fala a expressão regional no seu modo de dizer.
O movimento em todo o sertão alagoano tem como alvo o comércio e a prestação de serviços de Santana do Ipanema, uma espécie de capital sertaneja em torno de 50 mil habitantes. Além do seu pujante comércio, seus cursos superiores dão uma dimensão de polo educacional que atrai sertão, alto sertão, sertão do São Francisco, trazendo até mesmo pessoas dos estados vizinhos de Sergipe e Pernambuco. Mas, o déficit das suas ofertas, é procurado na cidade de Arapiraca, quando não na falta do produto surgem os valores da concorrência Agrestina. No caso de não se encontrar o que se procura nas Arapiracas, as opções estão em Maceió, Caruaru (outra potência) e Recife.
A prometida e falada duplicação asfáltica Arapiraca - Olho d’Água das Flores (a 18 km de Santana) poderá mudar os hábitos dos santanenses e outros sertanejos no uso da BR-316 para Maceió via Palmeira dos Índios. Nesse caso, o trajeto por Arapiraca teria a preferência. E como ficaria então, Palmeira dos Índios sem o grande fluxo de veículos vindo do sertão? Somente o tempo dirá se Palmeira pode ficar ou não sem esse movimento. Olho d’Água das Flores será o grande beneficiado, assim como Batalha e outros municípios que compõem a chamada Bacia Leiteira. Santana não teria tanto ganho na sua expansão, pois existe outra rota Alto Sertão – Maceió que não passa necessariamente pela nossa cidade, mas por Olho d’Água do Casado e Olho d’Água das Flores.
Porém, todo progresso é bem-vindo.
O tempo dirá o que nos reserva. Aguardemos.





Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/07/arapiraca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário