sexta-feira, 10 de julho de 2020

SANTANA DO ALTO


SANTANA DO ALTO
Clerisvaldo B. Chagas, 10 de julho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.342
(PARA O AMIGO MENDES DO BLOG MENDES E MENDES)

CAPELA NO SERROTE DO CRUZEIRO (FOTO: LIVRO 230/B. CHAGAS.
Você que é visitante em minha terra, procure conhecê-la do alto. Cidade ladeirosa tem a vantagem de possuir mirantes naturais. Venha comigo e vamos conhecer alguns deles. Serrote do Cruzeiro, pequena serra frontal à cidade. O mais abrangente e tradicional de todos. Você escala o monte através de degraus entre arbustos e arvoretas. No cimo tem uma capela em homenagem a Santa Terezinha. O cenário é belíssimo e quem chega quer ficar mirando os arredores por horas a fio. Tem um cruzeiro à frente da capela, cujo marco foi implantado como passagem do século XIX para o século XX. Já foi chamado Morro da Goiabeira na década de 20.
Querendo, pode subir o serrote que vai mudando de nome, vizinho ao Cruzeiro: serrote do Gonçalinho, do Cristo e, ultimamente, da Micro Ondas. Este tem acesso para automóvel, sobe-se pela parte de trás, calçada com paralelepípedos. No cume você vai encontrar um Cristo e as torres de micro ondas. Sua paisagem é voltada para a parte leste de Santana, Bebedouro, Maniçoba, açude do Bode.
Nenhum mirante mostra a cidade completa, somente vistas parciais.
Também do lado norte da cidade você encontra o serrote do Pelado que mudou para Alto da Fé. O automóvel chega ao topo por acesso também de paralelepípedos onde vai encontrar uma paisagem bela dos arredores de Santana. Você vê a paisagem distante, mas o cenário próximo é somente parte do Bairro Monumento.
Fora esses mais conhecidos, Santana pode ainda ser vista do cimo da Serra Aguda, mais distante, do Hospital Regional e mesmo das faldas da serra Aguda. Você chega de automóvel no topo da serra onde está projetada a imagem sacra de Senhora Santana, a mais alta do mundo. O cenário é só maravilha para os arredores, porém o foco voltado para a cidade, mostra a urbe bem distante e pequena.
Muito pouco conhecido ainda é o morro do Bairro Lagoa do Junco, dos antigos quebradores de pedra. Lá do alto têm ângulos diversos e ainda não apreciados pela grande maioria do santanenses.
Sem espírito aventureiro só se conhece a poltrona.





I


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/07/santana-do-alto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário