segunda-feira, 28 de setembro de 2020

 

PENHA, VIM QUI ME AJOELHAR

Clerisvaldo B. Chagas, 29 de setembro de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.389

                                            (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Estive na “Cidade Maravilhosa” em excursão, ainda como estudante do Curso Médio. Visitamos o Maracanã com um 2 X 2 Brasil e Alemanha, o Arco da Lapa, o Zoo, a praia de São Conrado, o morro da Urca, o Corcovado  e do outro lado, a praia de Icaraí, em Niterói, com travessia de balsa e mais alguns lugares aprazíveis do Rio de Janeiro e Petrópolis, museu, hotel Quitandinha e muito mais. A cidade é de fato maravilhosa, mas fiquei frustrado em não conhecer o penhasco da igreja de Nossa Senhora da Penha, imortalizado por Luiz Gonzaga, quando o sanfoneiro canta: “Penha, Penha, vim aqui m ajoelhar...”.

Contam que em 1635,  o capitão Baltazar de Abreu Cardoso era dono de todas aquelas terras. Indo visitá-las, foi atacado por uma serpente. Sendo devoto de Nossa Senhora, apelou para a santa e no mesmo instante surgiu um lagarto que atacou a cobra, enquanto o capitão empreendeu a fuga. Depois Baltazar vendeu toda a sua terra, construiu uma capela no penhasco e seu patrimônio serviu para as administrações da igrejinha. A capela ficou conhecida como “A igreja de Nossa Senhora do Alto do Penhasco”. Aquela ermida foi sendo modificada através dos tempos, chegando a possuir torres com 27 sinos vindos de Portugal.

Atualmente possui toda a estrutura para devotos e turistas, lanchonetes, banheiros, lugar para eventos culturais. Pode-se se chagar até ali através de bondinho aéreo, vans e automóveis, mas só chega até o estacionamento, tendo que enfrentar a pé 382 degraus. Do penhasco da igreja de Nossa Senhora da Penha, avista-se uma das mais belas paisagens do Rio de Janeiro e a própria igreja faz parte dessa visão surreal da “Cidade Maravilhosa”.

Ir ao rio e não conhecer o penhasco é grande frustração, sendo pela parte religiosa ou apenas pelo cenário magnífico que o lugar representa. Inclusive, os 382 batentes foram construídos por um casal, cuja senhora não conseguia engravidar até que fez uma promessa em visita à igreja. Engravidou com um ano depois e no ano seguinte construiu a escadaria.

Penha, Penha, vima aqui ME AJOELHAR.

 

 

  

 


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/09/penhavim-qui-me-ajoelhar-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário