domingo, 20 de setembro de 2020

 

ASFALTO PARA O BARROSO

Clerisvaldo B. Chagas, 21 de setembro de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.383


Solidão do Barroso em 2013. (Foto: Livro 230/B. Chagas).

A divulgação do governo municipal, através de vereador de situação sobre possível pavimentação asfáltica Bairro Lajeiro Grande – sítio Barroso, repercutiu bem na zona rural norte de Santana do Ipanema.

Certo que ainda é apenas uma intenção, pois seria preciso adquirir mais dois quilômetros de asfalto, mas como diz o povo, “Quem atacha quer comprar”.  Como o primeiro cemitério de Santana foi demolido nos anos 40, foi construído o segundo na parte alta do Bairro Camoxinga com alegação que ficaria longe do Centro. Mas a sua implantação fez ajudar  o estiramento da cidade naquela direção e o cemitério Santa Sofia também foi incorporado a zona urbana e com muita força, tanto é que para sua vizinhança foi a COHAB NOVA, O Estádio Arnon de Mello e inúmeras ruas formando assim outro bairro vizinho denominado Rua das Pedrinhas e que também já originou o terceiro denominado popularmente de Quilombo.

O cemitério Santa Sofia ficou apertado e foi preciso a construção de um novo lugar para os mortos. Terrenos apropriados difíceis de encontrar, a solução foi construir o terceiro cemitério de Santana em um sítio longe da cidade. Foi assim que o então, governo municipal Nenoí Pinto, implantou o cemitério no sítio Barroso, dando-lhe o nome de São José, embora o povo continue a chamá-lo simplesmente “Cemitério do Barroso”. Saindo do Bairro Lajeiro Grande, ao norte de Santana, vamos encontrar o cemitério do Barroso, a cerca de 2 km em direção à cidade de Águas Belas, Pernambuco, estrada essa construída pelo então, interventor municipal Pedro Gaia, em 1938. Por ali se vai para região serrana do município com os sítios Barroso, Água Fria, Salgado, Camoxinga dos Teodósio, Tigre, Pé de Serra, Pinhãozeiro, Malembá e outros mais.

Vê-se a importância da intenção anunciada do asfalto até aquele sítio, plano, terreno de barro e repleto de chácaras formadas antes do cemitério. No Barroso acontecia as antigas corridas de cavalo. Seria o puxamento definitivo dos Lajeiro Grande, Pedrinhas, Quilombo, para aquelas imediações uma vez que estes caminham lentamente para o Barroso. Além de melhorar o trecho para os cortejos fúnebres, (longo, cheio de poeira e dificultoso, a pé) seria beneficiada parcialmente toda àquela região mais úmida de Santana do Ipanema.

Asfalto para mortos e vivos, conquista espiritual e terrena para a solidão do São José.

 

 

 

 


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/09/asfalto-para-o-barroso-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário