GEOGRAFIA Clerisvaldo B. Chagas, 22\\ de dezembro de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3334   Montanhas são mont...

 

GEOGRAFIA

Clerisvaldo B. Chagas, 22\\ de dezembro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3334

 



Montanhas são montes altos com mais de 300 metros de altitude. No sertão nordestino, especialmente o alagoano, o palavreado geográfico, tem seus termos próprios, locais e cabe ao geógrafo consciente, incorporá-los aos seus estudos. Estamos cheios de exemplos: montanha é alto com mais de 300 metros de altitude e muitas montanhas juntas, formam \uma serra. Mas, o sertanejo, denomina apenas a qualquer montanha, de serra. E se a serra vai de um pequeno monte a 300 metros, é chamada de serrote. Sobre rios, a foz é chamada no sertão de Barra. O amanhecer é denominado, barra do dia. No clima semiárido e desértico, as montanhas são aplainadas pela vento e muitas delas têm o topo, o lombo, suave, fruto desse aplainamento através de milhões de anos.

Encosta são as laterais de uma montanha. Geralmente a montanha tem um declive lateral mais suave e o outro lado, muito vertical, gerando o que chamamos de abismo. Cume, pico, cimo, cocuruto, são as diversas denominações do ponto mais alto da montanha. O costumeiro desgaste das montanhas costuma alimentar, planalto e planície com esses resíduos. As chuvas, as enxurradas, a quentura solar, a mudança brusca de temperatura entre os dias e as noites e os ventos vão desagregando rochas.  Pequenos lagos costumem se formar em topos planos de montanhas e nos vales de rios que escorrem pelas faldas, denominados popularmente de lagoas, mesmo que esses rios sejam periódicos no caso do sertão.

 Entre montanhas costumam surgir o platô e os vales, geralmente férteis, alimentados pela unidade das montanhas e pelos ventos frescos que sopram na altitude. O ser humano habita todos os tipos de relevo, muito embora seja maioria nas planícies. Nas altas montanhas ou nos desertos quentes ou gelados, o homem se adapta às suas características e torna possível o milagre da vida. A montanha não muito alta, é refrigério para os rebanhos domésticos, refúgio para os animais selvagens, pontos de turismo paisagístico, auxiliares de implantação de antenas de comunicação e fornecedor de uma vegetação diferenciada da sua base e arredores, além de atrações místicas em todos os lugares da Terra. Ainda proporcionam esportes de riscos para os abnegados.

MONTANHA NA BAHIA.

 

 



Nenhum comentário: