OLHE O TREM! Clerisvaldo B. Chagas 30 de dezembro de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3339   Para quem é nordes...

 

OLHE O TREM!

Clerisvaldo B. Chagas 30 de dezembro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3339

 



Para quem é nordestino, o orgulho de ver a região crescendo e se projetando no mundo inteiro é coisa fascinante. E entre tantos benefícios acontecendo, escolhemos falar sobre a transnordestina com sua incrível ferrovia Piauí-SUAPE- PECÉM. Quem já viu um trem cargueiro ou nunca viu um, embarca na mesma alegria, no mesmo orgulho, na euforia compartilhada dos irmãos Piauienses, pernambucanos e cearenses, sem dúvida alguma. Depois de extintas, eis que voltam as ferrovia com muito vigor no Brasil para recuperar o tempo ilusório somente de caminhões para o progresso. Estão aí a Ferrovia Norte-Sul e a Transnordestina, elevando o país e sendo notícias inacreditáveis no mundo.

Muita euforia na primeira viagem do trem do Piauí a Iguatu no Ceará, transportando um carga de milho, talvez para marcar a simbologia e o histórico ferrífero. De Iguatu para o final destino de Pecém, é um trecho de poucos quilômetros que logo serão vencidos.  É o Nordeste brasileiro fabricando sua própria roupa, sem depender do algodão do Sudeste. Redução drásticas de caminhão nas rodovias, poluindo, desgastando asfalto, causando acidentes. Triunfo da engenharia brasileira com estradas, pontes, pontilhões e cânios artificiais. Ainda a ferrovia Norte-Sul vista como uma miragem, uma mentira, uma coisa impossível nesse país tropical. Imaginem quando estiver funcionando a ferrovia transoceânica, ligando o Brasil ao Peru, o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico! Ninguém no mundo acreditaria que o Brasil fosse capaz do feito.

Ora se o Brasil passou a ser o celeiro do mundo, as ferrovias vão ajudar com agilidade a escoar as nossas riquezas pelos vários portos do País. Gerar milhares de empregos, melhorar renda, reduzir as desigualdades regionais e consolidar o Brasil como o atual centro do mundo. Posso dizer que morreu por muito tempo minha época de trem, contudo, Deus me concedeu em vida, vê o seu renascimento e a elevação do Brasil em grande estilo. Afastando os egoístas, os maus, os alienados, vamos penetrando triunfantes na NOVA ERA, já anunciada há muito neste mundão de meu Deus.

Sou brasileiro!

Sou nordestino!

Sou sertanejo!

Orgulho do Brasil!!!

TREM NA TRANSNORDESTINA (DOVULGAÇÃO)



Nenhum comentário: