MINERAIS Clerisvaldo B. Chagas, 24 de dezembro de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano l Crônica: 3335   Minerais são subst...

 

MINERAIS

Clerisvaldo B. Chagas, 24 de dezembro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano l

Crônica: 3335



 

Minerais são substâncias encontradas na rochas. Geralmente estão em estado sólido, exceção feita à água e ao mercúrio que se apresentam no estado líquido. Exemplos: feldspato, mica e quartzo.

Minério. Esse conceito é usado quando o mineral é explorado economicamente como matéria-prima para fabricação de bens. Exemplo: bauxita, matéria-prima para o fabrico do alumínio.

Metal. É um produto ou bem obtido por meio de transformação industrial do minério.

Minerais Metálicos e não metálicos.

Minerais metálicos ~ São aqueles que se pode, a partir deles, se obter metais. Exemplos:  ferro, alumínio, chumbo, estanho.

Minerais não metálicos – granito, basalto, areia, calcário, brita e mármore, são abundantes na Natureza e se prestam à construção civil para fabricação de produtos não metálicos como piso, azulejo, telha, tijolo e cimento.

Fonte: PAULA, Marcelo Moraes & RAMA, Ângela. Jornadas. Geo. Saraiva, São Paulo, 2012.

Quando queremos saber sobre a localização dos minerais em tipos de relevo, então, partimos para a Mineralogia. E se falamos em relevo de Alagoas, ele é modesto em relação à altura, mas o pico culminante do nosso estado, levando-se em conta as denominações regionais populares, é a serra da Onça, no município de Mata Grande, pelos arredores da cidade. Chega a 1.016 metros de altitude. Entretanto, encontramos inúmeras serras em Alagoas que giram em torno dos oitocentos metros, tanto no Sertão quanto na zona da Mata.

E sobre minerais, nos anos 60, estava havendo uma exploração de ametistas, no Bairro Lajeiro Grande (cheguei a ver as pedras), porém, a exploração foi abandonada por falta de recursos e especializações para o trabalho mais profundo. Ficou apenas o buraco a céu aberto, em Santana do Ipanema. Cerca de quinze anos mais tarde, saiu em jornais, a descoberta de ouro no rio Ipanema, em nossa cidade, mais ou menos no lugar barragem. Depois os jornais se calaram, o povo também e nunca mais foi comentado o assunto até os dias de hoje. Como não tem montanhas por ali, supõe-se que seria ouro de aluvião, trazido com os resíduos do rio Ipanema.

PEDRAS PRECIOSAS.

 



Nenhum comentário: