ALTO DOS NEGROS Clerisvaldo B. Chagas, 24 de junho de 2026 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.435   Benditos são os ...

 

ALTO DOS NEGROS

Clerisvaldo B. Chagas, 24 de junho de 2026

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.435



 

Benditos são os lugares denominados pelo povo. Eles são autênticos, feios ou bonitos mais refletem as verdadeiras origens.  Os gestores políticos, as câmaras municipais, vão varrendo os nomes  de tradição e inventam nomes de pessoas cujas famílias possam lhes dar votos. Alguns casos podem não ser assim, mas no geral os sãos. E foi pelo povo que surgiu o termo naquela colina do antigo Bairro Floresta, de ALTO DOS NEGROS. A princípio, eram três ou quatro casinhas de taipa, à beira da estrada  em chão de barro vermelho. Não era uma aldeia quilombola, mas os poucos habitantes daquelas casinhas talvez tenham vindo do núcleo quilombola de Tapera do Jorge, na margem do Ipanema, povoado de Poço das Trincheiras. Era algumas mulheres e o preto Zacarias, carregador de malas, em Santana do Ipanema.

Não havia oficialmente a profissão de carregador de malas, mas era uma atividade bem exercida por algumas pessoas de Santana. No século passado, como havia muitos caixeiros-viajantes. Permanecia a atividade. Consistia em o  carregador de malas, levar as malas dos caixeiros dos hotéis onde estes se hospedavam até à loja e depois das vendas, levarem as malas de coro fornido de volta ao hotel. E Zacarias, calado e muito esperto farejava de longe a chegada de caixeiro-viajante. Dizia que era o carregador número 1, bem interessado numa boa gorjeta conforme a generosidade de cada viajante. Pois, aquele pedaço de chão com algumas mulheres e poucos homens, no comando de Zacarias, foi resgatado por nós no livro em parceria NEGROS EM SANTANA  e que, por sinal, virou TCC em curso de Geo-História.

O lugar nunca deixou de ser chamado ALTO DOS NEGROS, embora já tenha evoluído no seu formato. Fica um pouco abaixo do Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues, no alto da colina. E assim como o lugar Alto dos Negros, muitos outros lugares de Santana do Ipanema, foram resgatados por nós e que hoje, inúmeros deles, só se conhece a sua existência por causa da única fonte: os nossos resgates. Tirando a distância ao Centro da cidade e algumas malandragens que pululam nas periferias, o lugar é bom para se viver  e possui paisagens privilegiadas  em todas as direções. Ali tem hospital, tem faculdades e tem futuro. Sempre que passo por ali, procuro as casinhas que deram nome ao lugar.

ALTO DOS NEGROS (FOTO: B. CHAGAS).



Nenhum comentário: