quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

LAMPIÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

LAMPIÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de dezembro de 2018
Escritor Símbolo de Santana do Ipanema
Crônica: 2.023

31.07.1938. Palmeira dos Índios (AL). Na tarde de julho de 1938, ninguém achou mais jeito de permanecer em casa. Todo mundo de Palmeira estava de olho no alto do cemitério, por onde entravam os veículos que vinham do Sertão. É que após quatro dias da degola chegaram às cabeças dos cangaceiros a Palmeira dos Índios. Imensa multidão concentrou-se na Praça da Independência cercando a viatura que trazia as cabeças dos bandidos em latas de querosene com álcool e formol. Parando, por coincidência em frente ao Açougue Público, o graduado responsável mandou descer as cabeças e alinhá-las na calçada, no chão. Um soldado foi escalado para apresentá-las aos excitados espectadores. O soldado enfiava a mão na lata, puxava a cabeça pelos cabelos, levantavam-na e descia o nome a quem pertencera. Primeiro foi a de Lampião, depois a de Maria Bonita e demais cabeças. A de Luiz Pedro causou admiração por ser uma bela cabeça de homem, com bigode cheio completamente e parecia estar dormindo. A cabeça de Elétrico dava trabalho, por que, entrado há pouco no bando, estava de cabelo curto, era preciso tirar com as duas mãos. O soldado encarregado já tava cansado daquele ritual macabro e disse que só ficava mais um pouco se alguém ajudasse. Todo mundo recusou, mas lembrou de um carregador chamado Pedro Índio e foi procurá-lo. O carregador veio, ouviu e passou o mesmo que o soldado. Cortou-se, porém, na borda da lata e depois, em casa o ferimento infeccionou.
O sujeito ficou febril, recusava comida e não enjeitava cachaça parecendo impregnado. Mesmo se ter recebido um níquel sequer pelo seu trabalho, era tratado com todo desvelo pela sua mãe adotiva Vitalina Maria da Conceição, mas Pedro Índio não resistiu e morreu. Pessoas que pegaram no seu caixão disseram que pesava semelhante a um menino (23).
Telegrama de Palmeira dos Índios para Maceió. 31 de julho de 1938. “Seguido bravos oficiais Bezerra, precisamente dezesseis horas essa capital tenente-coronel Lucena conduzindo cabeça Lampião e demais bandidos mortos combate Angico. Prefeito Francisco Cavalcante”.
De Palmeira dos Índios a Maceió, as cabeças de Lampião e Maria Bonita seguiram de caminhão, chegando à capital à noite do mesmo dia 31. As nove outras cabeças seguiram de trem e chegaram à capital alagoana pela manhã do dia 10 de agosto. (24).



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/12/lampiao-em-palmeira-dos-indios_13.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário