terça-feira, 2 de março de 2021

 

PÁSSAROS LENDÁRIOS DO SERTÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 3 de março de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.481

 






     Diz uma lenda – citada pelos mais velhos no Sertão de Alagoas – que na ocasião em que José e Maria fugiram para o Egito levando o menino Jesus, foram perseguidos por soldados do rei Herodes.  Quando os perseguidores surgiam procurando pistas, o passarinho Bem-te-vi denunciava os fugitivos com seu canto: bem que vi, bem que vi. Esse é um dos motivos pelos quais o sertanejo, indiferente ou não, tem cisma a esse pássaro amarelo e preto: um traidor! Enquanto isso, o Colibri, de intenso colorido e a Lavandeira, de cores preta e branca, lavavam os paninhos de Nosso Senhor. No Sertão ninguém atira em Lavandeira, principalmente em época de Semana Santa. O beija-flor é apenas perseguido por adolescentes, com o nome de bizunga. A lenda ficou tão arraigada que parece verdadeira.

Mas o foco hoje é o Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) da família dos Tiranídeos, “que habita em matas, campos, cidades, em todas as regiões brasileiras; é marca de alimento, de material de limpeza... E já foi nome de jornal revolucionário com partido político. Seu nome vem do tupi: pitanguá-guaçú. Ave de médio porte, mede entre 20 e 25 centímetros, tem o dorso pardo e a barriga de um amarelo vivo, uma lista branca como sobrancelha, cauda preta e pesa 52-68 gramas. Possui 10 subespécies reconhecidas. Alimenta-se de insetos, frutas, ovos e de filhotes de outros pássaros, flores de jardim, minhocas, lagartos, pequenas cobras, crustáceos, peixes, girinos, carrapatos de bovinos e equinos. Alimenta-se ainda de cupim e de ração animal encontrada na cidade, em comedouros. Pode-se dizer que é um controlador de pragas de insetos”. (Wikipédia).


O bem-te-vi é conhecido pela sua agressividade, enfrenta até urubus e gaviões quando estes se aproximam do seu território. Possui grande poder de adaptação e é um dos primeiros a cantar ao amanhecer. Gosta de voar solitário, mas pode ser encontrado em grupo de 3 ou 4 em antenas de televisão. Tanto pode estar perto de rios e lagoas quanto em áreas densamente povoadas por humanos.

Nunca encontramos em gaiolas nenhum bem-te-vi, beija-flor ou lavandeira.

Lembramos da capital alagoana, região da Serraria, quando um bem-te-vi nos despertava ao amanhecer e se despedia da tarde em torno das 16 horas. Companhia que alimentava a saudade sertaneja da terra de Senhora Santana. Você viu as minhas crônicas, Bem-te-vi?

Bem que vi! Bem que vi!

BEM-TE-VI, LAVANDEIRA, BEIJA-FLOR (Créditos: Pinterest; Wikiaves.com.br; br.depositfhotos.com, respectivamente).

 

 

 

 


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/03/passaroslendarios-do-sertao-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário