domingo, 14 de março de 2021

 

ENTENDA SUA TERRA

Clerisvaldo B. Chagas, 15 de março de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.488

 

Mesmo tendo adquirido a grande sesmaria da Ribeira do Panema, que ia da Serra do Caracol ao Riacho Grande (hoje Senador Rui Palmeira) e dos Dois Riachos ao riacho dos Cabaços, os três irmãos que vieram da Bahia, pelo visto, ainda não estavam satisfeitos com o mundo de terras pleiteadas. Tanto é que Martinho Rodrigues Gaia fixou-se onde atualmente é o Centro Comercial de Santana do Ipanema. Dali saiu a sua residência e a construção da capela – bem pertinho de casa – e que se transformou no futuro na Matriz de Senhora Santana. Essa fazenda que ainda não teve seu nome descoberto, isto é, se tinha nome, deu origem a cidade de Santana do Ipanema. Mas, mesmo tendo chegado em tempo de sesmaria, já existiam famílias ocupando terras por aqui.

O irmão de Matinho Rodrigues Gaia, Martinho Viera Rego, chegou a comprar uma fazenda vizinha a seu mano, a fazenda chamada “Picada”, cujo vendedor foi João Carlos de Melo e que tudo indica, morava no Bebedouro. Essa fazenda Picada, iniciava-se na Pedra do Barco, onde hoje está situado o Bairro Lajeiro Grande, e prosseguia em direção ao atual povoado Pedra d’Água dos Alexandre, porém não chegava lá, ia tão somente até o riacho Mocambo, cerca de 12 quilômetros antes do povoado. Portanto, a Fazenda Picada nada tem a ver com a fundação de Santana, cujo dono, após sua venda, foi residir em Olho d’Água da Cruz, atual cidade de Poço das Trincheiras. O terceiro irmão, Pedro Vieira Rego, também adquiriu fazenda vizinha a sesmaria, mas até o momento não se tem clareza do exato lugar dessas terras.

Voltando ao fundador de Santana, Martinho Rodrigues Gaia, este imaginou o futuro da família, cujos filhos iam casando e precisavam independência e terras. Começou a lotear a sesmaria adquirida, entre filhos e filhas que iam deixando a casa paterna. Um desses lotes, corresponde ao atual sítio Olho d’Água do Amaro, talvez a mais falada e rica faixa da partilha. Atualmente o sítio dispõe de escola, igreja e já está sendo chamado popularmente de povoado, mas pelo que sabemos, casas esparsas não caracterizam um povoado.

Essas grandes sesmarias não tinham outras finalidades a não ser a agricultura e o criatório que prosperaram mesmo num clima difícil que caracteriza o sertão nordestino.

CAPELA QUE DEU ORIGEM À MATRIZ DE SENHORA SANTANA. (CAPA DO LIVRO 230/ARQUIVO B. CHAGAS)

 


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/03/entendasua-terra-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário