domingo, 7 de março de 2021

 

URINA PRETA

Clerisvaldo B. Chagas, 8 de março de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.483

 


As notícias que percorreram o Brasil, da mulher que comeu peixe, pegou “doença da urina preta” e morreu, deixam os amantes de um peixinho assado como eu de antena ativada. A notícia vai mais além citando o nome do bicho que provocou a morte; trata-se do peixe de mar Arabaiana, muito apreciado nas Alagoas do litoral ao Sertão. Estar classificado pelo povo como da linha de frente com o atum, a cavala, o dourado. O caso aconteceu no Recife com uma veterinária, mas alertou consumidores do Brasil inteiro. O peixe contaminado com toxina, não demonstra mudança no aspecto o que leva ao consumo inocente de qualquer um. Credo em cruz doença da urina preta! Pode ser transmitida por outras espécies de peixes e por crustáceos, segundo informações.

Rememorando a pesca em Santana do Ipanema, precisamente no Poço dos Homens, poço formado por trás do casario do Comércio no rio Ipanema, dividia-se a pesca ao longo de todo o poço. Na parte mais rasa, era feita pela meninada, adolescentes e mulheres, com litros para piabas. A parte mais larga e mais profunda do poço, era dos adultos que pescavam com tarrafas e anzóis. A parte estreita, também era utilizada por adultos que pescavam com anzóis e raramente à mão, nas locas do poço. O ex-baterista Toinho, apelidado “Toinho dos Fogões” e depois “Toinho das Máquinas”, era exímio pescador de mandim, no anzol. Solitário, parecia espantar a amargura dos dias difíceis de consertador de fogões e depois de máquinas de costura, nas águas convidativas do Poço dos Homens.

Certa feita, o ex-baterista dos áureos tempos dos grandes bailes nos clubes de Santana, afirmou e cumpriu: “Não venho mais pescar. O peixe estar aparecendo com uma doença feia que forma um caroço no lombo. Acho que é câncer”. E assim, Toinho teve que complementar o pão da família de outra maneira. Era revoltado porque os políticos da época faziam-se de cego às suas necessidades. Foi o único pescador a alertar às pessoas do que estava acontecendo com a saúde dos peixes do rio Ipanema, trecho urbano. Mesmo assim, desconhecemos qualquer providência das autoridades sanitárias sobre o alerta de Toinho. Ainda hoje mais de trinta famílias fazem a pesca miúda no trecho e nada de amostra de água nem de peixe nos laboratórios, pelo menos publicamente.

E se os peixes do Ipanema, não transmitiam a tal doença da Urina Preta, talvez transmitisse coisa muito pior para a inocência das famílias e vistas grossas de quem mandava na época.

POÇO DOS HOMENS EM 2006. (FOTO: LIVRO 230/B. CHAGAS).

 


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/03/urinapreta-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário