quinta-feira, 28 de julho de 2011

LAMPIÃO, A FESTA DOS MORTOS

LAMPIÃO, A FESTA DOS MORTOS
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de julho de 2011
Série cangaço Nº 05 – Final

           Consolidada a hecatombe de Angicos, as onze cabeças dos bandidos foram salgadas e colocadas em um saco, pendurado num caibro, para serem retiradas nos ombros do local até a margem do rio São Francisco. O soldado eliminado no combate, o ferido e os despojos, também foram transportados com dificuldades. Os soldados estavam sem comer a três dias, a não ser rapadura com farinha, segundo o comandante. (Os corpos seriam sepultados ali, sem condições, dias depois). Em canoa subiu o cortejo macabro até a cidade de Piranhas que ouviu o tiroteio da madrugada. Piranhas assustou-se logo cedo por que um tiro deixou todos em alerta. Fora um acidente, quando um cidadão disparou uma arma contra a esposa. Logo as volantes entraram triunfantes em Piranhas, comandante ensanguentado à frente, à moda cangaceira. Os soldados traziam pelas ruas as cabeças degoladas penduradas pelos cabelos. Todos se dirigiram à casa do tenente João Bezerra, impregnando o ambiente da residência de suor e sangue. Dona Cyra, esposa de Bezerra, estava apavorada por causa da filhinha de berço, logo transportada para outra residência. Os soldados pulavam, dançavam, jogavam perfumes apreendidos, uns nos outros e cantavam “Mulher Rendeira”, numa alegria se fim. A cidade inteira comemorava e atirava para cima, invadindo a casa do tenente para contemplar as cabeças que depois foram colocadas em latas de querosene, com álcool, e expostas organizadas como troféus nos degraus da Prefeitura (foto que ainda hoje corre mundo). Depois as cabeças foram transportadas para Santana do Ipanema, em caminhões levando a tropa, sendo apresentada antes em outros lugares do trajeto. (Obs. inúmeros detalhes foram omitidos no todo, ficando para os livros anunciados).
             Em Santana, a festa de posse do interventor Pedro Gaia, emendou com a chegada das cabeças. Houve feriado nas escolas, o comércio fechou, banda musical apareceu e um desfile dos soldados e comandantes enaltecia o feito pelas ruas da cidade. Entrevistas, discursos e bebidas assoberbaram em Santana do Ipanema. Os presos do cangaço de antes de Angicos, espiavam a folia pelas grades do quartel, como a ex-cangaceira Aristeia, mulher de Catingueira II. Santana do Ipanema, sede das operações contra o cangaço em Alagoas, com seu 2º Batalhão de Polícia, comandado pelo major José Lucena de Albuquerque Maranhão, recebeu de Maceió, um enviado para aplicar injeções de formol nas cabeças dos cabras abatidos em Angicos. As onze cabeças foram expostas do mesmo jeito de Piranhas, nos degraus da igrejinha/monumento de Nossa Senhora da Assunção, sobre uma toalha branca. Havia uma multidão enorme com gente até de outros estados brasileiros, inclusive fotógrafos e repórteres de revistas famosas do Brasil.
             As cabeças depois seguiram para Palmeira dos Índios, expostas como em Santana, Limoeiro de Anadia, Mosquito e São Miguel. (Temos detalhes). A cabeça de Lampião e Maria Bonita seguiram à frente para a capital e, as outras chegaram depois, de trem. Houve apresentação das cabeças e delírio coletivo em Maceió. O governo premiou a tropa em cinquenta contos no geral. Os soldados ganharam um conto de reis, cada, e os comandantes foram promovidos. Bezerra foi internado para retirar bala alojada na coxa esquerda, em cirurgia. Viajou ao Rio de Janeiro chamado por Getúlio Vargas, mas depois caiu no esquecimento. Notícias e fotos percorreram o Brasil e o mundo no dia em que Santana do Ipanema e Alagoas mostravam Lucena, Bezerra, Aniceto, Francisco Melo e povo no último evento de Virgulino: LAMPIÃO, A FESTA DOS MORTOS.

·         Converse com o autor no seu Blog: clerisvaldobchagas.blogspot.com



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/07/lampiao-festa-dos-mortos.html

2 comentários:

  1. Parabéns.Obrigado professor pelo excelente e elucidativo texto.Gostaria de saber os tais detalhes que o sr. cita sobre a exposição das cabeças nas cidades com destino à Maceió.Se possível,gostaria de ter acesso à fotos.Obrigado.Marcelo Toledo. matoledo@urbi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostaria bastante de usar um trecho do seu belissimo artigo em minha monografia sobre o Cangaço, posso? Abraço! qqr coisa manda um e-mail roberiosantos@hotmail.com

    ResponderExcluir