segunda-feira, 4 de julho de 2011

A ZEBRA DO HOMEM FEIO

A ZEBRA DO HOMEM FEIO
              Clerisvaldo B. Chagas, 05 de julho de 2011



Lembro que em minha época como pesquisador do IBGE, fomos a um treinamento em Maceió. No alojamento estavam reunidos colegas de várias cidades do interior. Histórias e piadas iam amenizando a dureza da hospedagem. No meio desses pesquisadores, havia um cabra bom danado, das bandas de Igreja Nova, alto como um coqueiro, feio igual à castanha e, brincalhão tal Costinha. No para-brisa traseiro do carro, havia um adesivo daquela zebra da televisão, dos jogos lotéricos. Entra conversa e sai conversa e o feioso revela que estava ameaçado de morte, porque um dos candidatos a prefeito da sua cidade havia perdido a eleição. Quando a rural surgiu com o adesivo da simpática zebrinha, o ex-candidato ficou brabo e iniciou com as suas ameaças. Mesmo assim o homem feio estava tranquilo a contar anedotas sem parar. Um sujeito da Viçosa, da boca escura, não parava os risos com as presepadas do castanha.  Quanto à política, era impressionante como um simples animalzinho pintado provocara tanta ira no coitado perdedor.
           As denominações de lugares nas cidades e nos campos puxam muito pelos vegetais. No caso dos humanos, os jogadores de futebol levam a preferência nos apelidos dos chamados bichos brutos. Alagoas mesmo tinha os jogadores Aranha e Catenga. No Flamengo antigo havia o Pavão, no Ipanema, Carneiro. Na seleção brasileira feminina temos a Formiga e, lá nos outros pedestais, surgem os famosos do momento que formam a dupla do terreiro da roça, o Pato e o Ganso. Para orientar os outros, sacaram de campo o Leão e a ele deram o comando do timaço. Além disso, ainda tem o time do Peixe, o do Urubu e a Seleção Canarinho que representa o nosso país na Libertadores. Com o reino animal em alta, poderíamos até dizer que temos uma seleção pai-d’égua. Vamos, então, sonhando como os viciados fazem às vésperas do jogo do bicho. Assim muita gente do ramo deve ter apostado no Cachorro no dia seguinte à partida Brasil e Venezuela, ante o profético passeio daquele Cão pelo gramado. Não sei se cachorro é da sorte ou do azar, mas os tradicionais falam que significa dinheiro para você, ao vê-lo defecando a sua frente. Nem sei também se o dinheiro que falam é real de verdade ou aquilo mesmo que o cachorro está depositando adiante, em linguagem figurada.
           Quando, nós brasileiros víamos a estreia da seleção, mesmo ressabiados, ainda havia um pouco de esperança nos animais Pato e Ganso. Sendo uma seleção, teria que voar por ser canarinho e, ser forte como um touro por ser brasileira. À medida que o tempo passava e a Venezuela fechava portas e janelas, diminuía em nós a esperança de um jogo de bicho envolvente, dono de todas as apostas da torcida para quebrar a banca; no mínimo, o jogo de Marta e da Formiga. No final de tudo, além da tristeza, volta a decepção sobre os bichos e banqueiro, ao deixarmos o estádio com cara de “maria”. Nem leão, nem “trigue”, nem “alufante”. Somente o cenho medonho, zangado, ameaçador de quem viu A ZEBRA DO HOMEM FEIO.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/07/zebra-do-homem-feio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário