segunda-feira, 17 de junho de 2019

O PÃOZINHO DE SANTO ANTÔNIO


O PÃOZINHO DE SANTO ANTÔNIO
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de junho de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.127

(FOTO: ACIDIGITAL).
O chamado pãozinho de Santo Antônio é apresentado no dia 13 de junho nas igrejas católicas do Brasil. É um pequeno pão distribuído aos fiéis durante a celebração da Santa Missa, em homenagem ao santo. Diz à tradição que se deve levar o pãozinho para casa e guardá-lo no depósito da farinha. Para o cristão que tem fé, jamais faltará alimento naquela residência. Em Santana do Ipanema sempre houve a distribuição do pãozinho na igreja de São Pedro, no bairro do mesmo nome. A igreja de São Pedro também abriga, há muito, a imagem em questão. Nossa família, por exemplo, sempre participou daquela solenidade junina. Até mesmo nos meios sociais se diz quando as padarias aumentam o preço e reduz o tamanho do produto: “Eita, até parece o pãozinho de Santo Antônio”.
De qualquer maneira, quem segue a história do pãozinho, é testemunha de que nunca faltou alimento em casa ou muito ou pouco, mas sempre tem.
Mas com teria iniciado esta tradição tão bela e útil? Diz uma fonte italiana que uma criança de 20 meses, Tomasito, afogou-se. A mãe, desesperada, fez uma promessa com Santo Antônio, alcançando a graça quando Tomasito ressuscitou. A mulher prometera distribuir com os pobres um pão do tamanho da criança. Daí ter se espalhado pelo mundo o ato da missa de Santo Antônio (dizem que é o santo de maior prestígio no céu). Minha mãe Helena Braga era grande devota de Santo Antônio com tantos benefícios alcançados.
Atualmente a nossa cidade sertaneja já possui um templo no Bairro Floresta, cujo padroeiro é Santo Antônio. Mesmo assim, creio que ainda se distribui o pãozinho na igreja de São Pedro, como antes. Não fui pegar e nem encomendei o pãozinho este ano, mas ele nunca deixou de continuar atuante na fé da minha vida.
Temos muitas e muitas histórias contadas sobre os três santos em evidência no mês de junho. O bom mesmo é se inserir de corpo e alma nas tradições e ser feliz.
Como esquecer o PÃOZINHO DE SANTO ANTÔNIO...
Ora!...
                                                                                                       


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/06/o-paozinho-de-santo-antonio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário