domingo, 11 de abril de 2010

CABEÇA DE BURRO

CABEÇA DE BURRO
(Clerisvaldo B. Chagas. 12.4.2010)
Somente aqueles que viveram e lutaram na época pelo asfalto Palmeira dos Índios─Santana do Ipanema, sabem como foram os combates contínuos e ferozes. Com a chamada rodagem da BR-316 completamente desgastada, foi necessário uma mobilização sertaneja que sensibilizasse as autoridades federais. Era um privilégio sem limite o asfalto Palmeira─Maceió, inaugurado no governo Arnon de Mello. Veja a evolução do transporte em Alagoas.
Para chegar a Maceió, o sertanejo saia a cavalo até Pão de Açúcar e fazia o restante do trajeto pelas águas do rio São Francisco e pelo mar. Com a chegada da via férrea em Alagoas, o homem do Sertão, deixou o rio. Passou a viajar a cavalo até a ponta dos trilhos e dali embarcava na engrenagem até a capital. O espaço foi encurtando a medida que o trem ia chegando mais perto. Primeiro, Viçosa, depois Quebrangulo e por último, Palmeira dos Índios. Quer dizer, o cavalo e o trem foram importantes para os sertanejos do estado. Mas com o surgimento dos primeiros caminhões e com a rodagem, Palmeira─Delmiro, a evolução desde o início foi extraordinária. O deslocamento até Palmeira passou a ser em caminhões, automóveis ou “sopas”, depois. Quando chegou o asfalto a Palmeira dos Índios, foi outro grande salto para o Sertão. Mas nessas alturas, de Cacimbinhas a Delmiro ninguém mais se conformava em comer poeira até a “Princesa do Sertão” e continuar na maciez civilizada do asfalto palmeirense. A estrada chegou a não ter mais consertos com suas máquinas pesadas. Santana reagiu duramente, porém, as batalhas da sociedade com o poder público durou décadas de suor e frustrações. Os mais experientes diziam: “Parece que alguém enterrou uma cabeça de burro na rodagem entre Palmeira e Santana”. Nenhuma força de gigante era capaz de trazer o asfalto à terra da avó do Cristo. Mas um dia, um dia de tão cansada luta que nem teve entusiasmo para comemorar, chegou “Zé Pretinho”. Mais um sonho realizado, morno como café de ontem, porém com muita serventia.
Quando lemos nos jornais impressos e virtuais outros embates do alto Sertão pelo restante do asfalto da BR-316, lembramos do que sofremos na pele. Mata Grande, pequena, bela e peculiar cidade serrana, precisa mais de que nunca desse asfalto que bem poderia chegar até ao solo pernambucano. Cidade da rapadura, mel de engenho... Com relevo montanhoso e um dos melhores pequenos climas de Alagoas, Mata Grande tem história de mando no estado, episódios lampionescos e grandes tradições. Àquelas terras Santana já pertenceu duas vezes como comarca. Suas ruas de traçados transversais, a imponência da igreja, as histórias da cadeia velha e a tradição de belas mulheres, fazem de Mata Grande uma cidade curiosa que precisa ser visitada.
Desejamos de coração que ações em busca do asfalto da BR-316 tenham coroamento. Nem importa a proximidade das eleições. O que vale de fato é luta e reza forte para ─ definitivamente ─ ser localizada, cavada e desenterrada a tenebrosa CABEÇA DE BURRO.



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