quarta-feira, 27 de julho de 2011

LAMPIÃO, A HECATOMBE DE ANGICOS

LAMPIÃO, A HECATOMBE DE ANGICOS
Clerisvaldo B. Chagas, 28 de julho de 2011
Série cangaço Nº 04

 Vergonhosamente protegido pelo governador de Sergipe, acossado incessantemente pelas volantes de Zé Rufino (Bahia) e dos nazarenos (volante dos meninos), chefiada por Manoel Neto (Pernambuco) que invadiam o solo sergipano, ficou difícil para Lampião. Foi o assecla buscar refrigério na fronteira Sergipe/Alagoas, onde contava com muitos protetores desde coronéis a coiteiros simples, gente do povo. Nesse refrigério, recebia balas e armas de pessoas importantes e jogava carteado com a polícia na casa do velho Bié das Emendadas. A carta do promotor de Água Branca, Alagoas, denunciando essa situação, fez Getúlio apertar os governadores e estes a seus comandantes de polícia. Segundo autor abalizado, o tenente Bezerra, tramou com o coiteiro Pedro de Cândido um envenenamento a Lampião. Nos meados de julho, vindo pela última vez de Pernambuco, Virgulino, em Sergipe, cenário do grande rio, convocou seus subgrupos para um encontro no coito de Angicos (uma grota cercada de morros com um riacho que despeja no São Francisco). Por outro lado, sem sabe dessa traição ─, pois, ambos eram amigos de Virgulino ─ o vaqueiro e também coiteiro Joca do Capim, incomodado com as traições de sua mulher com o cangaceiro Querosene, resolveu trair o bando, ao sargento Aniceto, que não sabia da trama de Bezerra e Pedro de Cândido. Após muitas minúcias (que o leitor irar ver nos livros “Lampião um raio de perigoso” e “Lampião em Alagoas”) Bezerra resolve (após enviar comida envenenada por Pedro de Cândido e seu irmão Durval), invadir a Grota de Angicos. Só teve essa coragem, entremeada de indecisões, por causa do aspirante Francisco de Melo e, seu ordenança o feroz Mané Veio (Antonio Jacó) que nada sabiam sobre o veneno.
          Numa noite chuvosa de inverno, escuro e “frio de matar sapo”, as volantes alagoanas, guiadas por Pedro de Cândido e seu irmão Durval, cercaram a grota dos Angicos na madrugada de 28 de julho de 1938. Na hora em que Lampião e mais alguns poucos cabras (provavelmente três) beberam o café, Lampião caiu sentado na rede, revirando os olhos e morreu rapidamente. Os outros três rodaram e tombaram, uns para frente, outros para trás (conforme depoimento de Paturi, o cangaceiro escondido que viu tudo).  Quando foi anunciada a morte de Lampião, aos gritos, teve início a fuzilaria. Ao encerrar o primeiro horror do salve-se quem poder, teve início a fase do inferno: Saque generalizado, mortes dos moribundos, chistes e taras com o cadáver de Maria Bonita (degolada viva) e o horrendo cortar de cabeças, dedos e braços na ânsia pela riqueza. Os mais beneficiados ficaram com o grosso, dinheiro e joias dos mais ricos: Bezerra com a fortuna de Lampião, Mané Veio com a de Luiz Pedro.
         Os onze mortos foram: Lampião, Maria Bonita, Quinta-Feira, Cajarana, Enedina, Luiz Pedro (Esperança II), Mergulhão II, Elétrico e os outros três que ainda hoje são mudados pelos entendidos: Moeda, Alecrim e Colchete II. (Dizem agora que Alecrim escapou, foi descoberto e concedeu entrevista). Ah, cangaço!
         Os inúmeros detalhes de muitas páginas não cabem somente numa crônica, neste dia de aniversário de 73 anos da morte de LAMPIÃO, A HECATOMBE DE ANGICOS.
Continua. 




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/07/lampiao-hecatombe-de-angicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário