sexta-feira, 31 de julho de 2020

ENTREGANDO JULHO

Clerisvaldo B, Chagas, 31 de julho de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.357

 

     

MONTES E CAMPOS VERDES NO SERTÃO ALAGOANO ( FOTO: B. CHAGAS

Julho entrega o comando ao mês de agosto, bem molhado. Choveu quase todos os dias de julho em Santana do Ipanema e região. É verdade que foram chuvas moderadas e contínuas, um mês atípico, pois, julho sempre foi o mês de chuvas encorpadas que chegam ao topo da escala. Os ventos também foram moderados e a temperatura não desceu tanto aos 13 graus como em anos anteriores. Mas o que o sertanejo quer mesmo é chuva e esse tema nunca deixou de ser a conversa de rotina. É ela quem traz a riqueza para os rebanhos, para hegara lavoura, para o homem. A preocupação dos proprietários rurais é sempre se essas chuvas vão juntar água nos barreiros, nos açudes, o suficiente para atravessar a primavera e boa parte do verão. Os órgãos noticiosos, porém, não publicam essas informações, deixando a desejar os detalhes do inverno na região, trazendo de volta os esclarecimentos de boca a boca, entre os moradores do semiárido alagoano.

Vem aí o mês de agosto, para muitos o mês do desgosto, dos cães raivosos, da pesca ruim, das grandes tragédias. Mas, para outros, um mês igual a aos demais, todos abençoados pelo Grande Arquiteto do Universo. No Sertão sempre teve na sua primeira quinzena uma concorrência forte com a frieza de julho. Um mês em que os que atrasaram no plantio, correm o risco de perder lavoras de feijão com frio e com a lagarta. Mesmo assim o Sertão está verde formando um paraíso na terra. Ainda tem gente colhendo milho maduro e fazendo aqueles pratos irresistíveis que os meses juninos proporcionam.

Boa parte do Alto Sertão de Alagoas já usufrui das águas do Canal do Sertão, o que assegura a sobrevivência o rebanho nos meses mais difíceis. Pelo que se sabe, o Canal que está em São José da Tapera, estará deixando o alto sertão para atravessar alguns municípios do médio sertão pelo núcleo da Bacia Leiteira e logo adentrará à região Agrestina das Arapiracas. Não se vê mais gado morrendo de sede como acontecia no passado. Chegamos de fato a um Nordeste novo e cheio de esperanças e sem regresso.

Deus há de nos abençoar também no mês de agosto. Joelho no solo e Jesus no coração. Sarava! Amém, amém.

 

 

 

 

 



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/07/entregando-julho-clerisvaldo-b-chagas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário